Economia

ISEG estima que PIB tenha crescido 2,4% no trimestre

António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: Mário Cruz / Lusa
António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: Mário Cruz / Lusa

ISEG estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4%, em termos homólogos.

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao trimestre anterior.

Na síntese de conjuntura de abril, o grupo de análise económica do ISEG afirma que em termos gerais, a informação disponível sugere que o primeiro trimestre de 2017 voltou a registar um nível de crescimento homólogo relativamente elevado, com a ressalva da informação trimestral ainda não estar completa no que se refere a março.

“A composição deste crescimento difere um pouco da observada no último trimestre de 2016 e caracteriza-se por um crescimento mais moderado do consumo privado, um crescimento mais intenso da formação bruta de capital fixo e um crescimento mais forte das exportações e importações, mas com um resultado ligeiramente negativo em termos do contributo da PEL [Procura Externa Líquida]”, sinaliza.

Segundo o ISEG, relativamente aos indicadores analisados registam-se, nos dois primeiros meses do ano, e comparativamente ao último trimestre de 2016, uma desaceleração no crescimento dos volumes de negócios do comércio a retalho e dos serviços e uma estabilização no crescimento da produção industrial.

Simultaneamente, acrescenta, a atividade da construção teve um forte impulso no primeiro trimestre.

Relativamente ao comércio externo de bens, o grupo de análise assinala “o forte crescimento” nominal das exportações (13,8%) e importações (15,4%) nos dois primeiros meses do ano, em parte devido ao forte crescimento homólogo dos preços do petróleo bruto, o que fez agravar o saldo da balança comercial nesses dois meses.

Contudo, sem combustíveis e lubrificantes, o saldo comercial não piorou, sendo expectável uma melhoria do saldo positivo da balança de serviços em janeiro e fevereiro.

Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 1,4% no conjunto de 2016 e que, no quarto trimestre, o PIB cresceu 2% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

A estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre será divulgada a 15 de maio.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministério das Finanças

Situação dos precários em regime de outsourcing também vai ser avaliada

Lisboa é uma das autarquias que cobram taxa máxima da derrama de IRC. Fotografia: José Carlos Pratas/Global Imagens

Câmaras perdoam taxas às empresas em ano de eleições

União Europeia está a recrutar

Portugal com a terceira maior dívida da UE em 2016

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
ISEG estima que PIB tenha crescido 2,4% no trimestre