Economia

ISEG estima que PIB tenha crescido 2,4% no trimestre

António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: Mário Cruz / Lusa
António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: Mário Cruz / Lusa

ISEG estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4%, em termos homólogos.

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao trimestre anterior.

Na síntese de conjuntura de abril, o grupo de análise económica do ISEG afirma que em termos gerais, a informação disponível sugere que o primeiro trimestre de 2017 voltou a registar um nível de crescimento homólogo relativamente elevado, com a ressalva da informação trimestral ainda não estar completa no que se refere a março.

“A composição deste crescimento difere um pouco da observada no último trimestre de 2016 e caracteriza-se por um crescimento mais moderado do consumo privado, um crescimento mais intenso da formação bruta de capital fixo e um crescimento mais forte das exportações e importações, mas com um resultado ligeiramente negativo em termos do contributo da PEL [Procura Externa Líquida]”, sinaliza.

Segundo o ISEG, relativamente aos indicadores analisados registam-se, nos dois primeiros meses do ano, e comparativamente ao último trimestre de 2016, uma desaceleração no crescimento dos volumes de negócios do comércio a retalho e dos serviços e uma estabilização no crescimento da produção industrial.

Simultaneamente, acrescenta, a atividade da construção teve um forte impulso no primeiro trimestre.

Relativamente ao comércio externo de bens, o grupo de análise assinala “o forte crescimento” nominal das exportações (13,8%) e importações (15,4%) nos dois primeiros meses do ano, em parte devido ao forte crescimento homólogo dos preços do petróleo bruto, o que fez agravar o saldo da balança comercial nesses dois meses.

Contudo, sem combustíveis e lubrificantes, o saldo comercial não piorou, sendo expectável uma melhoria do saldo positivo da balança de serviços em janeiro e fevereiro.

Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 1,4% no conjunto de 2016 e que, no quarto trimestre, o PIB cresceu 2% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

A estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre será divulgada a 15 de maio.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A indústria é um dos setores com maior diferencial salarial na Europa

Portugueses ganham menos 561 euros do que os alemães

Fotografia: Steve Marcus/Reuters

Bosch quer chegar aos 1000 trabalhadores em Ovar em 2019

Ministério das Finanças

Progressões no Estado serão faseadas ou com valor fracionado

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
ISEG estima que PIB tenha crescido 2,4% no trimestre