ISEG junta-se ao Dia Nacional da Manufatura

Iniciativa da Prodsmart pretende dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal no plano industrial

O Instituto Superior de Economia e Gestão é o mais recente aderente ao Dia Nacional da Manufatura, iniciativa agendada para 4 de outubro e que pretende abrir as portas da indústria à comunidade, "promovendo o debate e dando visibilidade ao setor". O ISEG é a primeira instituição de ensino superior a aderir à iniciativa da Prodsmart.

Para a escola de economia da Universidade de Lisboa, "é urgente" mudar a perceção existente face à indústria. Manuel Laranja, coordenador do Mestrado de Gestão e Estratégia Industrial do ISEG, considera que este curso "é um dos poucos" que prepara jovens gestores para as difíceis tarefas de gerir atividades de operações e produção a nível internacional. "Em muitos casos, estas atividades são erradamente percecionadas como pouco relevantes no contexto das cadeias globais de valor", refere.

Este responsável garante, ainda, que o ISEG procura ensinar que a importância da indústria não se restringe ao valor adicionado que pode gerar para a região onde se localiza, mas sim que "é através da manufactura que é possível fixar na região recursos importantes para a inovação tecnológica e social".

Já Gonçalo Fortes, CEO da Prodsmart, destaca precisamente que a adesão do ISEG ao Dia Nacional da Manufatura marca a extensão desta causa ao meio académico. "O debate e formação de qualidade, feito pelas universidades em total coordenação e adequação ao mercado, é uma das melhores formas para chegarmos aos jovens e mostrarmos que a indústria é uma excelente aposta de futuro", sublinha.

O Dia Nacional da Manufatura é uma iniciativa da Prodsmart, que criou, também, uma bolsa de emprego para a indústria. O objetivo é mostrar que uma carreira na indústria também pode ser "sexy e interessante".

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de