ISPO. Inovação e sustentabilidade nos têxteis portugueses

Portugal marca presença na maior feira de desporto do mundo, em Munique, na Alemanha, com mais de 40 empresas

Arranca este domingo, na Alemanha, mais uma edição da ISPO Munich, a maior feira mundial de artigos desportivos. Portugal faz-se representar por mais de 40 empresas, distribuídas por quatro ilhas 'From Portugal'. Os secretários de Estado da Economia e da Internacionalização, João Neves e Eurico Brilhante Dias, visitam a comitiva portuguesa, a convite da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, na segunda-feira, dia 27, para conhecerem de perto as últimas inovações do sector.

Ao todo, são 2800 expositores de 120 países que marcam presença na ISPO e procuram dar resposta aos três desafios lançados pela organização: Be Responsible, Be Active, Be Creative. Alinhado com estas tendências, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal (CITEVE), em parceria com a Selectiva Moda, apresenta nesta edição da feira, pela primeira vez, o iTechStyle Green Circle Sport, uma mostra da capacidade inovadora de Portugal nos domínios da sustentabilidade e produção responsável em artigos para desporto e lazer ativo. Integram esta exposição 15 produtos para desporto, construídos com materiais sustentáveis e produzidos por processos responsáveis.

Em comunicado, as duas entidades sublinham que "esperam que esta iniciativa venha a gerar uma visibilidade da capacidade portuguesa, em linha com o que já aconteceu na Heimtextil, em Frankfurt, com o iTechStyle Green Circle Home e na Neonyt, em Berlim, com o iTechStyle Green Circle Fashion".

A Fiuza, A.Sampaio, Beppi, Bergand by Gulbena, Brandbias, Carvema Têxtil, Clothius, CM Socks, Ditchil, Dune Bleue, Easy Walk Experience, Fiorima, Fradelsport, Gormarti, Heliotextil, Itechstyle GREEN CIRCLE, J.Caetano & Filhas, Jway, Lemar, LMA, Lunartex, Lusosocks, MJS A SR, Novelty Waves |Van der Waal, Olmac, Oltrading, P&R Têxteis, Sancar Socks, Scoop, Sidónios Knitwear, Sidónios Seamless Tech, SmartInovation, Sockapro, Têxtil Antonio Falcão e The Brusco são as empresas portuguesas que integram a comitiva. Estão, ainda, presentes no certame a Confetil e a Impetus, bem como os centros de investigação CITEVE e CeNTI.

Já com experiência na ISPO, Helena Garcia, sales manager da Bergand by Gulbena, espera “expandir a carteira de clientes e consolidar os mercados já ganhos em edições anteriores. Os compradores serão maioritariamente de países da União Europeia e gostaríamos de receber alguns provenientes dos EUA”. Em estreia na ISPO Munich, a Lunartex também pretende “obter uma rede de conhecimento grande de empresas que possam ter interesse nos nossos produtos, em países como a Alemanha, Itália, EUA etc”, afirma o responsável de exportações da empresa Rui Lopes. Também pela primeira vez na feira está a Lusosocks, que irá divulgar os seus produtos técnicos "destinados a todo o tipo de desporto”. Miguel Campos, CEO da empresa, conta que vai apresentar “uma nova patente e uma nova marca, e coleções de produtos técnicos destinados ao mundo do desporto e trabalho”.

Depois de ter sido uma das marcas premiadas para a ISPO BRANDNEW2020, a Sockapro reforçou as expectativas nesta edição da feira de Munique. António Patrício, sócio gerente da empresa, conta que a marca “vai lançar uma variedade de modelos que vão além do mundo do Desporto ou do Futebol”.

De regresso à ISPO Munich depois de uns anos de interregno, a Beppi apresenta uma “coleção de inverno 2020 assim como vamos apostar forte na divulgação de um novo produto. Será o Breezy Rollers. Um sapato com rodas”, revela Hugo Silva, diretor comercial da empresa. Já Afonso Duarte, diretor comercial da J Caetano, presença habitual no certame, espera “poder apresentar a empresa e os produtos a outras marcas/compradores, com destaque para o mercado europeu.”

Com uma nova coleção de malhas sustentáveis, Orlando Miranda, CEO da Olmac assume que “o perfil de cliente que visita a feira encaixa na perfeição nas áreas de produtos que desenvolvemos”.

Com participação em edições anteriores a Brandias admite que a ISPO “nos faz chegar junto de possíveis clientes que de outra forma nos seria complicado contactar”, resume Gonçalo Serra, CEO da empresa.

Quem promete muitas novidades na ISPO Munich é a Carvema. “Apresentamos produtos sustentáveis como orgânicos e reciclados, viscose ecológica e lyocell. Bem como novas estruturas de malha, como jacquard e jersey fantasia e uma variedade de acabamentos funcionais que adicionam qualidade e conforto aos nossos produtos”, descreve José Carvalho, sócio gerente da empresa.

É para trabalhar novos segmentos de mercado que a Lemar conta que “priorizamos o uso de fios certificados nos nossos tecidos garantindo por essa via mais qualidade e uma maior duração”. José António Ferreira, gestor de mercado, espera “capitalizar os contactos já existentes e utilizar as ferramentas que dispomos para chegar a novos clientes”.

Alexandra Araújo, da LMA, conta que almeja “conseguir gerir leads de vendas com os clientes que já nos conhecem e construir relacionamentos com clientes em potencial”, sempre com a ideia de que a sustentabilidade “É uma evolução crítica e o caminho para o futuro e longevidade da indústria têxtil e de vestuário”, conclui.

Paulo Rodrigues, diretor industrial da Fiorima SA, revela que a empresa está “permanentemente a desenvolver novos produtos seja na vertente técnica seja na vertente das matérias-primas utilizadas” pelo que levaram muita inovação para mais uma edição da feira de desporto em Munique.

Inovação é também a palavra de ordem para a Clothius Seamless que leva à ISPO “coleções de gymwear seamless”, revela Jorge Vale, manager da empresa.

Já a Easy Walking Experience leva “uma sabrina desportiva, com design minimalista, bastante versátil na sua utilização, vencedora de 3 prémios internacionais de design por 3 anos consecutivos”, anuncia Elio Parodi, diretor executivo da empresa.

“O maior destaque será dado ao Si Repel Mosquito que oferece proteção contra mosquitos e outros insetos resistente a mais de 100 lavagens e que tem vindo a ser bastante procurado pelas marcas outdoor, e também ao Si Bac-Pure pela sua eficaz capacidade antibacteriana e antifúngica, contribuindo para a neutralização de odores que é um fator importante nos artigos sports/active wear”, desvenda Mário Brito, diretor comercial da Smart Inovation, para quem 2020 é o ano da consolidação.

Sem esconder as grandes expectativas, Rui Gordalina, CEO da Oldtrading considera “uma feira com enorme visibilidade a nível internacional, onde o vestuário para desporto tem grande destaque, pretendemos captar novos clientes que necessitem de produtos com valor acrescentado em soluções private label”.

A participação das empresas portuguesas na ISPO Munich é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda, e que conta com o apoio do programa Compete.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de