Itália

Itália: Presidente dá mandato a Conte para formar novo Governo

Presidente de Itália, Sergio Mattarella e Giuseppe Conte, primeiro-ministro indicado. (Reuters/Palácio Presidencial de Itália)
Presidente de Itália, Sergio Mattarella e Giuseppe Conte, primeiro-ministro indicado. (Reuters/Palácio Presidencial de Itália)

Acordo entre partidos Movimento 5 Estrelas e Democrático evita que país volte a ir a novas eleições legislativas.

Itália vai ter um novo Governo nos próximos dias mas com o mesmo primeiro-ministro do anterior executivo. O Presidente da República, Sergio Mattarella, deu mandato a Giuseppe Conte para formar uma nova equipa, sem necessidade de eleições legislativas antecipadas. O Movimento 5 Estrelas volta a estar num Governo italiano mas vai ter como parceiro o Partido Democrático, de centro-esquerda, em vez do partido Liga, de extrema-direita.

O anúncio foi feito esta quinta-feira depois do acordo governamental entre o 5 Estrelas e o Partido Democrático, os dois mais votados nas eleições de março de 2018. Resta saber como será a constituição do novo governo e aferir quem vai ocupar os principais cargos.

O anterior Governo italiano caiu por causa do polémico ministro do Interior, Matteo Salvini, do partido Liga. Conte acusou Salvini de ter “olhado exclusivamente aos interesses pessoais e do seu partido”. Salvini pretendia eleições legislativas antecipadas em Itália, à boleia das sondagens, que atribuíam entre 36% e 38% das intenções de voto ao partido Liga.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: José Carmo/Global Imagens

ISEG estima queda do PIB entre 8% e 10% este ano

António Mota, fundador da Mota-Engil. Fotografia: D.R.

Mota-Engil é a única portuguesa entre as 100 maiores cotadas do setor

António Rios Amorim, CEO da Corticeira Amorim. Fotografia: Tony Dias/Global Imagens

Lucros da Corticeira Amorim caíram 15,1% para 34,3 milhões no primeiro semestre

Itália: Presidente dá mandato a Conte para formar novo Governo