estados unidos

Ivanka Trump na lista de nomes para liderar Banco Mundial

U.S. President Donald Trump listens as his daughter, White House senior adviser Ivanka Trump, speaks during a campaign rally in Cleveland, Ohio., U.S., November 5, 2018. REUTERS/Carlos Barria
U.S. President Donald Trump listens as his daughter, White House senior adviser Ivanka Trump, speaks during a campaign rally in Cleveland, Ohio., U.S., November 5, 2018. REUTERS/Carlos Barria

A filha de Donald Trump é um dos nomes que circulam nos corredores de Washington para substituir Jim Yong Kim na presidência do Banco Mundial.

Ivanka Trump, que é conselheira da Casa Branca, é um dos vários nomes apontados para a presidência do Banco Mundial. A notícia é avançada pelo jornal Financial Times (acesso pago), que a inclui num lote de personalidades possíveis para o lugar, onde figuram David Malpass, funcionário do Tesouro norte-americano, Nikki Haley, antigo embaixador na ONU e Mark Green, líder da agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional.

Antes de trabalhar na Casa Branca, Ivanka Trump era vice-presidente de aquisições da empresa do pai e uma mulher de negócios na área da moda. Já anteriormente o nome da filha de Donald Trump tinha sido ventilado para um alto cargo, nomeadamente para substituir Nikki Haley como representante dos EUA nas Nações Unidas, o que acabaria por não se confirmar, tendo sido nomeada para o lugar Heather Nauert.

Tradicionalmente, a presidência do Banco Mundial é exercida por um norte-americano, e a do Fundo Monetário Internacional por um europeu. Jim Yong Kim anunciou a sua saída na passada segunda-feira, e terá efeitos a partir do dia 1 de fevereiro, três anos antes do final do seu mandato. O americano foi escolhido para o cargo em 2012, durante a administração de Barack Obama.

A saída do norte-americano foi uma surpresa, e há quem receie que uma mudança para alguém escolhido pelo presidente Donald Trump represente uma inflexão na politica da instituição, nomeadamente ao nível do financiamento de projetos para combater as alterações climáticas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
President of the European Commission Ursula von der Leyen (L) and President of the European Council Charles Michel give a press conference during the second day of a special European Council summit in Brussels on February 21, 2020, held to discuss the next long-term budget of the European Union (EU). (Photo by kenzo tribouillard / AFP)

Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

Diretor-geral da fábrica da PSA Mangualde, José Maria Castro, fotografado na linha de montagem. (Fernando Fontes / Global Imagens )

Futuro da PSA Mangualde depende de apoio do Governo a projeto de 18 milhões

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, discursa durante o almoço-debate "Os Desafios da Ferrovia: Infraestrutura, Serviços e Indústria", organizado pelo International Club of Portugal num hotel de Lisboa, 21 de fevereiro de 2020. TIAGO PETINGA/LUSA

Prejuízo da TAP “não foi um desvio qualquer” e já devia ter tido lucro

Ivanka Trump na lista de nomes para liderar Banco Mundial