IRS

Já recebeu o reembolso do IRS? Saiba como o rentabilizar

dinheiro

Estado já entregou quase 2,7 mil milhões de euros em reembolsos aos contribuintes. Se consegue colocar o dinheiro de parte, saiba como o rentabilizar.

Domingo termina o prazo para a entrega da declaração de IRS relativa a 2018. Segundo o ministério das Finanças, já foram entregues 2.698,83 milhões de euros em reembolsos aos contribuintes, mais 134 milhões do que no ano passado, relativamente à declaração de 2017.

O dinheiro extra é uma lufada de ar fresco para as famílias, que pode ser aplicado no pagamento de dívidas ou até investido numas férias. Se não tem necessidade de usar o dinheiro já, a Proteste Investe da Deco, revela algumas forma de o investir.

Um dos conselhos passa por procurar os melhores depósitos. Esta opção serve para quem pretende ter uma poupança com capital garantido e sem riscos. No entanto, a baixa rentabilidade dos depósitos podem ser uma desvantagem desta opção. A maioria dos bancos oferece taxas muito reduzidas, próximas de 0%. Por isso, deve optar por aqueles com uma taxa de juro acima da taxa de inflação prevista para este ano (0,8%).

Outra sugestão da Proteste Investe é aplicar o dinheiro em produtos da dívida pública, como certificados do tesouro. É um produto de baixo risco, à semelhança dos depósitos. Os certificados do tesouro garantem um rendimento mínimo de 1% líquido ao ano, se o mantiver durante sete anos. Estes certificados não têm liquidez no primeiro ano, mas após o primeiro pagamento de juros, pode resgatar o dinheiro quando quiser. Este produto subscreve-se nos correios com um mínimo de mil euros.

Apostar num PPR também pode ser uma opção, já que as reformas tendem a diminuir, lembra a Proteste Investe. Desengane-se se acha que é cedo para pensar num plano poupança-reforma. Quanto mais cedo começar, mais liberdade terá para escolher os produtos. Os mais novos podem escolher produtos com maior risco, já que a longo prazo, o potencial de rendimento é maior. Para aqueles que estão a 10 ou menos anos da reforma, o sugestão é um PPR sob a forma de seguro com capital garantido.

A rentabilidade dos planos poupança-reforma também tem sido reduzida nos últimos anos, pelo que deve procurar os produtos que melhor se enquadrem com o seu estilo de vida. Pode comparar PPR no simulador da Deco – Ganhe Mais no PPR.

Pode ainda criar uma carteira de fundos se quiser beneficiar dos potenciais ganhos das bolsas em alternativa aos PPR. O mínimo de subscrição é 10 euros e aplica metade em ações e outra metade em obrigações.

Mais de cinco milhões de contribuintes já entregaram a declaração de rendimentos relativa ao ano passado. O reembolso médio de IRS que os contribuintes estão a receber situa-se na ordem dos mil euros, de acordo com os dados do ministério das Finanças. Para contribuintes que entregaram o IRS em conjunto e têm filhos, os valores podem ultrapassar os três mil euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emprego e as remunerações na indústria aumentaram 0,3% e 1,3%

PS, PSD e CDS chumbam mudanças nas regras dos regimes de turnos

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Fotografia: Paulo Spranger/ Global Imagens

Candidaturas à emissão obrigacionista para o turismo atingem 420 milhões

(REUTERS/Rafael Marchante)

2019 a caminho de ser o melhor ano de sempre da Autoeuropa

Outros conteúdos GMG
Já recebeu o reembolso do IRS? Saiba como o rentabilizar