Japão prepara novo pacote de estímulos à economia

Distribuição de cupões de compras ou eventuais descontos nas propinas de jardins-de-infância públicos e privados podem ser algumas das medidas

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, tem previsto apresentar na terça-feira um novo pacote de estímulo à economia, destinado a potenciar o consumo, cuja aprovação deve ter lugar no verão, informou esta segunda-feira o diário Nikkei.

Segundo o jornal, Abe pretende facultar os detalhes do novo pacote durante a cimeira do G7, que o Japão acolhe entre 26 e 27 de maio, com a ideia de que as principais economias do mundo apostem no estímulo fiscal de forma coordenada para fazer frente ao abrandamento global.

Economistas como Paul Krugman, prémio Nobel (2008), têm recomendado, nas últimas semanas, ao Governo japonês que siga esta senda para apoiar o crescimento e que a exponha durante a cimeira que reunirá os líderes das sete economias mais desenvolvidas do mundo.

O primeiro-ministro japonês tem previsto apresentar na terça-feira, em conferência de imprensa, o pacote, que será financiado com um orçamento extraordinário, a ser aprovado pelo parlamento entre julho e setembro, segundo o Nikkei.

As medidas podem passar pela distribuição de cupões de compras para as famílias, aumentos salariais ou eventuais descontos nas propinas de jardins-de-infância públicos e privados, o setor mais criticado por quem tem filhos no Japão, um dos países com menor taxa de natalidade do mundo.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de