ADSE

João Proença entre candidatos ao conselho de supervisão da ADSE

João Proença

Sindicatos apoiam quatro das sete listas apresentadas e deverão aumentar peso no conselho de supervisão da ADSE

João Proença, antigo secretário-geral da UGT, é um dos sete candidatos ao conselho de supervisão da ADSE, o sistema de saúde dos funcionários e aposentados do Estado. A lista do dirigente socialista é apoiada pela Federação de Sindicatos para a Administração Pública (Fesap).

Além da lista apoiada pela Fesap, regista-se a candidatura de Maria Helena Rodrigues, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), de acordo com a edição de quinta-feira do jornal Público. Nota também para uma lista que tem como mandatária Ana Avoila (coordenadora da Frente Comum) e que é constituída por vários dirigentes sindicais.

Existe uma lista com representantes da Associação de Aposentados Pensionistas e Reformados (Apre) e da Associação 30 de junho; outras três candidaturas contam com funcionários e dos municípios de Oeiras e de Penacova.

Como a ADSE passou a ser um instituto público no início de 2017, foi criado um Conselho Geral e de Supervisão, órgão que toma as principais decisões de gestão, como a abertura a novos beneficiários e a indicação de um dos dois vogais do conselho diretivo.

O Conselho Geral e de Supervisão tem nove elementos: três representantes dos principais sindicatos da Função Pública (Fesap, STE e Frente Comum), dois das associações de reformados (Apre e Murpi) e quatro elementos eleitos diretamente por sufrágio direto dos beneficiários. Com as listas apresentadas, antecipa-se um aumento do peso dos sindicatos neste órgão. As eleições estão marcadas para 19 de setembro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens

Idosos com isenção de mais-valias se aplicarem dinheiro em PPR

Cecília Meireles

CDS também quer IRS atualizado à taxa de inflação

Foto: Filipe Amorim/Global Imagens

“A banca não está a ajudar o Sporting na emissão obrigacionista”

Outros conteúdos GMG
João Proença entre candidatos ao conselho de supervisão da ADSE