ADSE

João Proença entre candidatos ao conselho de supervisão da ADSE

João Proença

Sindicatos apoiam quatro das sete listas apresentadas e deverão aumentar peso no conselho de supervisão da ADSE

João Proença, antigo secretário-geral da UGT, é um dos sete candidatos ao conselho de supervisão da ADSE, o sistema de saúde dos funcionários e aposentados do Estado. A lista do dirigente socialista é apoiada pela Federação de Sindicatos para a Administração Pública (Fesap).

Além da lista apoiada pela Fesap, regista-se a candidatura de Maria Helena Rodrigues, presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), de acordo com a edição de quinta-feira do jornal Público. Nota também para uma lista que tem como mandatária Ana Avoila (coordenadora da Frente Comum) e que é constituída por vários dirigentes sindicais.

Existe uma lista com representantes da Associação de Aposentados Pensionistas e Reformados (Apre) e da Associação 30 de junho; outras três candidaturas contam com funcionários e dos municípios de Oeiras e de Penacova.

Como a ADSE passou a ser um instituto público no início de 2017, foi criado um Conselho Geral e de Supervisão, órgão que toma as principais decisões de gestão, como a abertura a novos beneficiários e a indicação de um dos dois vogais do conselho diretivo.

O Conselho Geral e de Supervisão tem nove elementos: três representantes dos principais sindicatos da Função Pública (Fesap, STE e Frente Comum), dois das associações de reformados (Apre e Murpi) e quatro elementos eleitos diretamente por sufrágio direto dos beneficiários. Com as listas apresentadas, antecipa-se um aumento do peso dos sindicatos neste órgão. As eleições estão marcadas para 19 de setembro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
João Proença entre candidatos ao conselho de supervisão da ADSE