Trabalho

João Proença recebe medalha de honra da Segurança Social

Lisboa, 21/04/2013 - Decorreu durante o dia de hoje o segundo dia do XII Congresso da UGT.
João Proença
(Natacha Cardoso / Global Imagens)
Lisboa, 21/04/2013 - Decorreu durante o dia de hoje o segundo dia do XII Congresso da UGT. João Proença (Natacha Cardoso / Global Imagens)

Ex-secretário-geral da UGT é reconhecido pelo gabinete de Vieira da Silva pelo trabalho em prol do sistema de segurança social.

João Proença é o mais recente galardoado com a medalha de honra da Segurança Social. A distinção foi anunciada esta segunda-feira pelo ministério da Segurança Social através de um despacho publicado em Diário da República. João Proença foi distinguido sobretudo pelo trabalho desenvolvido durante 18 anos enquanto secretário-geral da UGT.

A medalha de honra da Segurança Social serve para “galardoar as individualidades que, com elevada dedicação ao serviço público, se tenham distinguido pelo prosseguimento de atividades relevantes no âmbito do sistema de segurança social”.

Este despacho, assinado pelo ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, recorda o papel do ex-dirigente sindical enquanto secretário-geral da UGT, fundador e primeiro Secretário -Geral do SINTAP — Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, na fundação de outras estruturas como o CPCS — Conselho Permanente de Concertação Social, o Diálogo Social Europeu, o CES — Conselho Económico e Social e a Confederação Sindical dos Países de Língua Portuguesa e ainda enquanto membro do Conselho Económico e Social Europeu da União Europeia.

Atualmente, João Proença é o presidente do conselho geral e de supervisão da ADSE e ainda um dos responsáveis pelo conselho consultivo da Altice Portugal para mediar as relações com os trabalhadores da dona do Meo.

Criada em 2007, esta medalha também já foi atribuída, por exemplo, a Manuel Carvalho da Silva. O ex-secretário-geral da CGTP recebeu esta distinção em maio de 2018.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (D), e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (E), participam na conferência de imprensa no final de uma reunião, em Loures. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Costa: “Há países que foram colocados em listas vermelhas por retaliação”

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

António Costa Silva
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Costa Silva defende retoma da alta velocidade e novo aeroporto

João Proença recebe medalha de honra da Segurança Social