Zona Euro

Lagarde aponta coronavírus como nova fonte de preocupação para economia

Foto: EPA/NG HAN GUAN/POOL
Foto: EPA/NG HAN GUAN/POOL

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu, no Parlamento Europeu, que há “sinais de estabilização” da economia da zona euro, mas alertou para os riscos globais, apontando o coronavírus como uma nova fonte de preocupação.

Dirigindo-se à comissão de Assuntos Económicos e Financeiros do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Lagarde referiu que “a economia da zona euro continua a crescer”, ainda que de forma “modesta”, e considerou que há “sinais de estabilização”, mas admitiu que os mesmos ainda são “tímidos” e rodeados de incertezas, mesmo que os riscos associados às tensões comerciais entre Estados Unidos e China tenham diminuído.

“As incertezas em torno do ambiente económico global permanecem elevadas, mesmo que aquelas relacionadas com as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China tenham regredido. Contudo, há outros riscos que persistem ou que constituem uma nova fonte de preocupação, como a incerteza em torno do impacto do coronavírus”, declarou.

A presidente do BCE comentou que o desempenho de crescimento moderado “está a atrasar a transmissão dos aumentos salariais aos preços e os desenvolvimentos a nível de inflação permanecem débeis”, sublinhando que em janeiro a taxa de inflação se fixou nos 1,4%.

“A economia da zona euro continua, por isso, a necessitar de apoio da nossa política monetária, que providencia um escudo contra os ventos adversos globais”, disse.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. MÁRIO CRUZ/LUSA

Ministro do Ambiente mantém linha circular no Metro de Lisboa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. JOÃO RELVAS/LUSA

Governo esclarece que subsídio de refeição mantém-se em teletrabalho

pandemia de covid-19 (coronavírus) portugal corona virus concelho

246 mortos e 9886 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Lagarde aponta coronavírus como nova fonte de preocupação para economia