Brexit

Libra sobe face ao euro e ao dólar depois de rejeição do acordo

(Fotografia: Joe Giddens/ Reuters)
(Fotografia: Joe Giddens/ Reuters)

A libra esterlina recuperou face ao euro e ao dólar desde o acordo do Brexit ter sido chumbado.

A libra esterlina subiu esta quarta-feira no mercado britânico 0,19% face ao euro e ao dólar depois de a Câmara dos Comuns ter recusado com maioria o acordo do Brexit negociado entre Londres e Bruxelas.

A moeda britânica também subiu na noite de terça-feira depois da histórica votação e hoje manteve a tendência. A libra subia 0,19% face à divisa europeia para 1,1291 euros e 0,19% face à moeda dos Estados Unidos para 1,2885 dólares. A divisa do Reino Unido perdeu 7% do seu valor no ano passado perante a incerteza sobre os termos da retirada do Reino Unido da União Europeia, fixada para 29 de março.

A recusa do acordo negociado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, com Bruxelas abre diversas opções, como a possibilidade de um Brexit sem acordo, uma renegociação do pacto já rejeitado pelos deputados ou um segundo referendo.

O diretor-geral das Câmaras de Comércio Britânicas, Adam Marshall, declarou hoje aos meios de comunicação que “não há palavras” para descrever a “frustração, impaciência e cada vez maior ira entre as empresas” depois de dois anos e meio de negociações. Marshall pediu aos deputados para chegarem a um acordo sobre o Brexit, algo já partilhado por organizações empresariais como a Federação de Pequenas Empresas, o Instituto de Diretores e a Confederação da Indústria Britânica.

A Bolsa de Valores de Londres começou o dia em alta, mas pouco depois inverteu a tendência.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Vendas de carros descem 71,6% em maio

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

PIB pode registar quebra entre 9% a 15% em 2020

Lisboa, 25/05/2016 - Aspecto do Palco Mundo, durante uma reportagem do Diário de Notícias sobre o que acontece nos dias em que no Festival Rock in Rio não há concertos.

( Gustavo Bom / Global Imagens )

APSTE: Setor dos eventos com prejuízos de 20 milhões no segundo trimestre

Libra sobe face ao euro e ao dólar depois de rejeição do acordo