Brexit

Libra valoriza perante expectativa de Reino Unido ficar na UE

Referendo do 'Brexit' está agendado para quinta-feira

A libra subiu esta quarta-feira face ao dólar e ao iene, ao mesmo tempo que nas casas de apostas ‘vence’ a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), apesar de sondagens revelarem uma votação renhida no referendo britânico.

A valorização da libra surge depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a líder da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, terem alertado para os riscos de uma saída do Reino Unido para os mercados globais.

Juncker disse que abandonar a UE pode ser um “ato de automutilação” que pode colocar em perigo tudo o que os europeus conquistaram.

Também Yellen, dirigindo-se aos deputados norte-americanos, alertou para os perigos de uma saída, dizendo ser provável que tenha repercussões nos já frágeis mercados globais.

Mario Draghi, do Banco Central Europeu, disse estar a preparar-se para “todas as possíveis contingências”.

A libra avançou hoje para 1,4687 dólares na Ásia, de 1,4628 em Nova Iorque, onde chegou a atingir o valor máximo de cinco meses de 1,4783 dólares.

Os britânicos votam na quinta-feira, em referendo, a permanência ou saída da UE.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Libra valoriza perante expectativa de Reino Unido ficar na UE