Turismo

Passageiros de cruzeiros crescem 15% no Porto de Lisboa até junho

Terminal de cruzeiros de Lisboa. (Fotografia: Nuno Fox/ Lusa)
Terminal de cruzeiros de Lisboa. (Fotografia: Nuno Fox/ Lusa)

Número de passageiros cresceu 15% nos primeiros seis meses de 2018. Até ao final do ano, são esperadas 600 mil pessoas.

O Porto de Lisboa recebeu, nos primeiros seis meses de 2018, um total de 221 072 passageiros. Este número representa um aumento de 15% face ao mesmo período do ano passado. A contribuir para esta subida, destacam-se os crescimentos de 5% ao nível dos passageiros em turnaround (aqueles que iniciam e terminam viagem em Lisboa) e de 16% dos passageiros em escalas de trânsito.

As previsões da administração do Porto de Lisboa apontam para “um novo recorde” até ao final do ano. São esperados 600 mil passageiros e 350 escalas, o que significa aumentos de 15% e de 6%, respetivamente.

No primeiro semestre, o número de passageiros em turnaround passou de 19 468 para 20 518. Já o número de passageiros em trânsito cresceu para 200 554, contra os 173 217 do ano passado.

De acordo com o Porto de Lisboa, o crescimento do segmento de turnaround resulta “da plena entrada em funcionamento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa”, mas também do “potencial elevado” de Lisboa para este segmento, dada a sua “localização no cruzamento das principais rotas – Mediterrâneo, Báltico, Transatlântico e Atlântico”.

Relativamente ao número de escalas, aumentou 11% para 148 durante o primeiro semestre do ano. Até junho, oito navios de cruzeiro realizaram escalas no Porto de Lisboa pela primeira vez, dos 14 previstos para 2018. Entre eles, encontram-se os novos Carnival Horizon e o Seabourn Ovation.

Este crescimento deve-se à variação positiva ocorrida em todos os tipos de operações: 6% em trânsito (97 para 103), 21% em turnaround (33 para 40) e 67% em interporting (três para cinco).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(REUTERS/Kevin Coombs)

Acordo para o brexit com pouco impacto para Portugal

London Mayor Boris Johnson speaks at a Vote Leave rally in Newcastle, Britain April 16, 2016. REUTERS/Andrew Yates

Deputados tentam adiar Brexit. Boris Johnson não quer esperar mais

Emmanuel Macron, Presidente de França, com Angela Merkel, Chanceler da Alemanha. EPA/OMER MESSINGER

França: Novo adiamento do Brexit não interessa a ninguém

Outros conteúdos GMG
Passageiros de cruzeiros crescem 15% no Porto de Lisboa até junho