taxistas gregos

Lisboa no grupo das cidades com melhores táxis, mas violação do código da estrada é uma constante

Taxistas em protesto
Taxistas em protesto

O serviço de táxis em Lisboa recebeu a classificação de ‘Bom’ da Federação Internacional do Automóvel (FIA), num estudo que envolveu 22 cidades europeias e colocou a capital portuguesa no grupo das melhores.

Num trabalho que decorreu entre 16 de maio e 08 de junho deste ano, os ‘inspetores’ da FIA testaram cinco percursos em Lisboa: Aeroporto/Santa Apolónia; Santa Apolónia/Feira Internacional de Lisboa (FIL); FIL/ Hotel Best Travel Olivais; Praça D. Pedro V/Castelo S. Jorge e Hotel Avenida/Restaurante D’Avis.

Depois de analisados 60 items, separados por três categorias (motorista, veículo e fidelidade relativamente ao percurso mais curto), a nota atribuída a Lisboa (Bom) colocou a capital portuguesa no grupo das melhores, a par de Barcelona, Berlim, Colónia, Milão, Munique e Paris.

A violação das regras de trânsito, sobretudo o excesso de velocidade, com um dos motoristas a atingir os 83km/h no interior da cidade, foi um dos pontos negativos encontrados pelos ‘inspetores’ da FIA.

Também como pontos negativos foram apontados a dificuldade em comunicar em inglês com os motoristas, o facto de as facturas não terem sido passadas de forma correta e a inexistência de sinalização no veículo a alertar para a necessidade de usar cinto de segurança.

É ainda apontado como negativo pela FIA o facto de numa das viagens a tarifa não ter sido cobrada corretamente de acordo com a lista de preços (11 euros em vez de 6,60).

A apresentação e simpatia dos motoristas de táxi de Lisboa, o correto funcionamento do taxímetro, o conhecimento dos percursos mais rápidos para o destino, a aceitação de cartões de crédito, a manutenção/limpeza do automóvel e o facto das licenças dos taxistas e dos dados sobre a companhia estarem bem visíveis foram apontados como os pontos fortes.

O estudo abrangeu 220 viagens de táxi, analisadas uma vez à noite e outra de dia, em 22 cidades europeias.

A classificação de ‘excelente’ não foi atribuída a qualquer cidade.

Foram considerados ‘aceitáveis’ os serviços de táxi das cidades de Bruxelas, Genebra, Hamburgo, Oslo, Roterdão, Salsburgo, Zagreb e Zurique e a classificação de ‘mau’ foi atribuída a Amesterdão, Luxemburgo, Madrid, Praga, Roma e Viena.

A pior classificada por Ljubljana, na Eslovénia, com um ‘muito mau’.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, na II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco, na Assembleia da República. TIAGO PETINGA/LUSA

BCP, Berardo e calúnias. As explicações de Constâncio no inquérito à CGD

Outros conteúdos GMG
Lisboa no grupo das cidades com melhores táxis, mas violação do código da estrada é uma constante