Turismo

Lisboa ocupa segundo lugar no crescimento de visitantes desde 2009

lisboa

Estudo antevê que a capital mantenha ritmo de crescimento este ano, apenas ultrapassada por Barcelona.

São números que comprovam a ascensão do setor do Turismo em Portugal. Lisboa foi a segunda cidade europeia com o maior crescimento de visitantes recebeu entre 2009 e 2016. Nesse mesmo período, o número de estrangeiros a pernoitar na capital aumentou aumentou 10,6% e gerou despesas globais na ordem dos 1,8 mil milhões de euros.

Esta é uma das principais conclusões do estudo Global Destinations Cities Index (GDCI), realizado pela Mastercard, que antevê resultados positivos para a capital neste ano, estimando que Lisboa “também ocupa o segundo lugar do top de cidades de destino ao nível europeu em termos de crescimento do número de visitantes (5,8%) depois de Barcelona”.

“Já no que respeita ao nível do crescimento do volume global de despesas feitas por turistas, Lisboa partilha um terceiro lugar (5,5%) com Madrid (5,5%), a seguir a Amesterdão (8,6%) e Barcelona (6,9%)”, acrescenta o GDCI.

Na qualificação global, Lisboa sobe 4 lugares em relação ao ano passado no que diz respeito aos visitantes internacionais ‘overnight’, passando assim de 37.º para 33.º lugar.

“Os dados vêm corroborar que Lisboa está mais na moda que nunca e que se tem vindo a catapultar como destino turístico de preferência junto de um número crescente de visitantes internacionais. Esta realidade, além de evidentes vantagens em termos económicos e de emprego, traz-nos desafios acrescidos num conjunto diversificado de domínios de vão do alojamento, à mobilidade na urbe, até à qualificação da oferta, elemento basilar para que os efeitos positivos gerados pelo valor económico que tem vindo a ser gerado sejam sustentados”, analisa Paulo Raposo, responsável da Mastercard.

E lá fora?

O número de visitantes internacionais que pernoitaram pelo menos uma noite nas 10 principais cidades destino cresceu em 2016. Banguecoque voltou a superar Londres no que respeita ao número de visitantes internacionais, apesar do principal destino em termos de volume de gastos continuar a ser o Dubai.

As previsões para 2017 identificam Dubai e Tóquio como as cidades que devem esperar o maior crescimento no que respeita a número de visitantes.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Moedas como Libra do Facebook podem diminuir poder dos bancos centrais

Outros conteúdos GMG
Lisboa ocupa segundo lugar no crescimento de visitantes desde 2009