Europa

Luís Onofre vai presidir à confederação europeia de calçado

Luís Onofre, estilista.
Fotografia: Global Imagens
Luís Onofre, estilista. Fotografia: Global Imagens

Anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Siza Vieira, à margem da visitas às empresas portugueses de calçado na Micam, em Milão

Luís Onofre vai ser o próximo presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC) anunciou, este domingo, o ministro Adjunto e da Economia, Siza Vieira. O empresário de Oliveira de Azeméis foi nomeado para suceder ao italiano Cleto Sacripanti e será o primeiro estilista a ocupar o cargo. Assume funções a 24 de maio, no Porto.

Siza Vieira falava aos jornalistas à margem da visita às empresas portuguesas de calçado presentes na Micam, em Milão, tendo sublinhado tratar-se de uma “distinção”não apenas à “capacidade de liderança” de Luís Onofre, mas, também, “o reflexo da importância que a confederação europeia atribui ao sector em Portugal”. Um cargo em que, defende, o país poderá contribuir para a afirmação da indústria europeia ao mesmo tempo em que reforça a sua própria imagem internacional.

“Honrado” com a distinção, Luís Onofre sublinha que “é, acima de tudo, um prestígio para a indústria portuguesa”. Remete mais pormenores sobre as suas prioridades para maio, após a tomada de posse. “Não queria falar muito sobre isso quando ainda há um presidente em funções”, frisou.

É a segunda vez que um português lidera a CEC, organismo criado há mais de 30 anos e que pretende ser a voz da indústria, e das suas 21 mil empresas e mais de 278 mil empregos, junto de Bruxelas. O primeiro foi Fortunato Frederico, o histórico presidente da APICCAPS, que liderou a Confederação durante dois anos, no início do milénio.

“Impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável” do calçado na Europa é o grande objetivo da CEC, que se dedica à defesa dos interesses e dos valores da indústria em matéria de políticas e regulamentações, designadamente no que se prende com o acesso aos mercados, ao apoio à investigação e à inovação, ajudando o sector a adaptar-se aos novos desafios da globalização a contribuir para a mitigação das alterações climáticas, entre outras temáticas. A promoção do emprego e a criação de condições de atratividade do calçado às novas gerações é outra das suas áreas de atuação.

Empresário de terceira geração no calçado, Luís Onofre é presidente da APICCAPS desde maio de 2017.

  • * A jornalista viajou a convite da APICCAPS
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dos blueprints  dos primeiros automóveis, ao topo dos carros elétricos atuais, de elon Musk, em homenagem, a Nikolas Tesla.
Ilustração: VITOR HIGGS

Automóvel. Em 20 anos do euro mudou tudo, menos a carga fiscal e o líder

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

A EDP, liderada por António Mexia, vai pagar o maior cheque de dividendos da bolsa nacional.

PSI20. Menos lucros mas o mesmo prémio aos acionistas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Luís Onofre vai presidir à confederação europeia de calçado