Europa

Luís Onofre vai presidir à confederação europeia de calçado

Luís Onofre, estilista.
Fotografia: Global Imagens
Luís Onofre, estilista. Fotografia: Global Imagens

Anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Siza Vieira, à margem da visitas às empresas portugueses de calçado na Micam, em Milão

Luís Onofre vai ser o próximo presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC) anunciou, este domingo, o ministro Adjunto e da Economia, Siza Vieira. O empresário de Oliveira de Azeméis foi nomeado para suceder ao italiano Cleto Sacripanti e será o primeiro estilista a ocupar o cargo. Assume funções a 24 de maio, no Porto.

Siza Vieira falava aos jornalistas à margem da visita às empresas portuguesas de calçado presentes na Micam, em Milão, tendo sublinhado tratar-se de uma “distinção”não apenas à “capacidade de liderança” de Luís Onofre, mas, também, “o reflexo da importância que a confederação europeia atribui ao sector em Portugal”. Um cargo em que, defende, o país poderá contribuir para a afirmação da indústria europeia ao mesmo tempo em que reforça a sua própria imagem internacional.

“Honrado” com a distinção, Luís Onofre sublinha que “é, acima de tudo, um prestígio para a indústria portuguesa”. Remete mais pormenores sobre as suas prioridades para maio, após a tomada de posse. “Não queria falar muito sobre isso quando ainda há um presidente em funções”, frisou.

É a segunda vez que um português lidera a CEC, organismo criado há mais de 30 anos e que pretende ser a voz da indústria, e das suas 21 mil empresas e mais de 278 mil empregos, junto de Bruxelas. O primeiro foi Fortunato Frederico, o histórico presidente da APICCAPS, que liderou a Confederação durante dois anos, no início do milénio.

“Impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável” do calçado na Europa é o grande objetivo da CEC, que se dedica à defesa dos interesses e dos valores da indústria em matéria de políticas e regulamentações, designadamente no que se prende com o acesso aos mercados, ao apoio à investigação e à inovação, ajudando o sector a adaptar-se aos novos desafios da globalização a contribuir para a mitigação das alterações climáticas, entre outras temáticas. A promoção do emprego e a criação de condições de atratividade do calçado às novas gerações é outra das suas áreas de atuação.

Empresário de terceira geração no calçado, Luís Onofre é presidente da APICCAPS desde maio de 2017.

  • * A jornalista viajou a convite da APICCAPS
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Luís Onofre vai presidir à confederação europeia de calçado