Conferência Plataforma Azul

Economia do mar impulsiona criação de redes entre Macau e países lusófonos

Paulo Rego, administrador do Global Media Group, e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia na abertura da  conferência Plataforma Azul - Por uma Rede de Cidades e Regiões. Fotografia: José Carmo/Global Imagens
Paulo Rego, administrador do Global Media Group, e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia na abertura da conferência Plataforma Azul - Por uma Rede de Cidades e Regiões. Fotografia: José Carmo/Global Imagens

Macau quer ser a porta de entrada do mundo lusófono na China

Impulsionar a economia do mar através da criação de redes de cidades, conhecimentos e media entre Macau e os países de língua portuguesa é o tema fulcral da iniciativa Plataforma Azul: A nova economia, uma organização da Plataforma (detida pelo Global Media Group) e a Câmara Municipal de Gaia a decorrer até sábado (dia 21 de setembro) e que reúne um conjunto de especialistas portugueses, macaenses e chineses.

A economia azul “não é fruto da moda”, é uma matéria “em que começa a ser urgente integrar contributos para a estratégia municipal, mas é pelas redes que se criam que somos capazes de ir mais longe” e, aí, “precisamos que todos façam a sua parte no contexto macro e micro para remarmos todos para o mesmo objetivo”, sublinhou hoje na abertura Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia de Gaia.

Num contexto lusófono e global, Macau quer afirmar-se como porta de entrada entre a China e os países de língua portuguesa. Rafael Gama, assessor do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da Região Administrativa Especial de Macau, recordou que o território macaense integra, assim como Hong Kong, a Grande Baía de Guangdong, que “em 2030 quer ser a zona de baía mais competitiva do mundo”.

E, neste campeonato, “Macau é uma oportunidade para desempenhar um papel de plataforma do mundo lusófono para a China”, potenciando um conjunto infinito de relacionamentos, desde económicos, culturais ou académicos.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

(Gerardo Santos / Global Imagens)

Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas até agosto

TVI-930x594

CMVM a analisar pedido de registo de OPA à Media Capital

Outros conteúdos GMG
Economia do mar impulsiona criação de redes entre Macau e países lusófonos