cooperação

Macau e Pequim assinam protocolos de cooperação

Pequim

Três protocolos de cooperação nas áreas do desporto, turismo e formação marcam um novo capítulo na parceria entre os dois governos.

Macau e Pequim assinaram esta segunda-feira, na capital chinesa, três protocolos de cooperação nas áreas do desporto, turismo e formação, um novo capítulo na parceria estabelecida há dois anos entre os dois governos.

“Desde o início da parceria, o mecanismo de cooperação tem vindo a estreitar e obteve resultados bastante frutíferos”, disse o chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, na cerimónia de assinatura realizada esta tarde em Pequim.

Em 2016, os respetivos governos lançaram a “Parceria de Cooperação Macau-Pequim”, com o objetivo de reforçar o intercâmbio e a cooperação no âmbito da economia, comércio, cultura, educação e integração regional.

De acordo com um comunicado do governo, a entreajuda estender-se-á agora à medicina tradicional chinesa, ao desporto, à ciência e tecnologia, ao ensino e à gestão de transportes.

Para Chui Sai On, as vantagens de ambas as regiões são complementares e no futuro deverão contribuir para elevar o papel de Macau como centro mundial de turismo e lazer e como plataforma de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Por sua vez, o presidente da comissão municipal de Pequim da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Ji Lin, sublinhou a importância de Macau e Pequim na iniciativa chinesa “uma Faixa, uma Rota”.

Neste sentido, “as duas devem impulsionar ativamente a dupla via de investimento nas infraestruturas, economia e convenções”, entre outras.

A iniciativa de infraestruturas, que Pequim apresentou ao mundo em 2013, tem como objetivo refazer o mapa económico e político mundial, ao mesmo tempo que procura reformular o modelo de desenvolvimento eurocêntrico convencional.

Estiveram ainda presentes na cerimónia, entre outros, o diretor-geral dos Serviços de Alfândega, Vong Iao Lek, a chefe do gabinete do chefe do executivo, O Lam, o diretor do gabinete de comunicação social, Victor Chan, a coordenadora do Gabinete de Protocolo, Relações Públicas e Assuntos Externos, Lei Ut Mui, e a Chefe da Delegação da RAEM em Pequim, Hong Wai.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
João Lousada no deserto de Omã como astronauta análogo, em 2018

João Lousada. Conheça o primeiro português a liderar a Estação Espacial

João Lousada no deserto de Omã como astronauta análogo, em 2018

João Lousada. Conheça o primeiro português a liderar a Estação Espacial

Fotografia: REUTERS/Henry Nicholls - RC122C9DD810

Cartas de Boris Johnson causam surpresa e perplexidade em Bruxelas

Outros conteúdos GMG
Macau e Pequim assinam protocolos de cooperação