pagamentos eletrónicos

Mais compras pagas com multibanco

cartão de refeição
Fotografia: Global Imagens

Entre 28 de novembro e 18 de dezembro, os portugueses levantaram mais de 1,7 milhões de euros em dinheiro nas caixas ATM.

Os portugueses estão a fazer mais compras e a pagá-las mais com cartões, enquanto diminui o número de vezes que efetuam levantamentos de dinheiro nesta altura de Natal, divulgou a SIBS, a entidade gestora da rede Multibanco em Portugal.

De acordo com os dados estatísticos recolhidos pela referida entidade, entre 28 de novembro e 18 de dezembro, os portugueses levantaram mais de 1,7 milhões de euros em dinheiro nas caixas ATM (-0,2% face a igual período do ano passado), em operações de montante médio de 68 euros (+1,7%). Nessa altura, o número de levantamentos há um ano ascendia a 26,2 milhões de operações, tendo diminuído 1,8%, este ano, para 25,7 milhões.

Já no que respeita a pagamentos de compras, no mesmo período, os portugueses efetuaram 60,4 milhões de operações com cartão, no valor médio de 39 euros, o que corresponde a um total de 2349 milhões de euros. Estes valores correspondem a mais 7% de compras pagas com cartões na rede Multibanco, este ano, face ao período homólogo de 2015 e, embora o valor médio seja equivalente ao do ano passado, há um aumento de 5,4% no montante gasto em compras e pago com cartão.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Joao Silva/ Global Imagens)

Preço das casas aumentou 1,7% em novembro

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI. Fotografia: EPA/MICHAEL REYNOLDS

FMI corta crescimento dos maiores parceiros de Portugal: Espanha e Alemanha

Isabel dos Santos  EPA/TIAGO PETINGA

Isabel dos Santos: Angola escolheu um caminho em que “todos vão ficar a perder”

Mais compras pagas com multibanco