IRS

Mais de meio milhão de declarações de IRS entregues

IRS 1

A corrida aos reembolsos está a levar cada vez mais contribuintes a entregarem nos primeiros dias do prazo, apesar dos avisos do secretário de Estado.

Até às 18H desta terça-feira, os contribuintes entregaram mais de 500 mil declarações de IRS. É um aumento de 48% face ao verificado no mesmo período do ano passado. De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério das Finanças, mais de metade das declarações foram entregues através do IRS automático.

No total foram submetidas 569.026 declarações de IRS e destas 291.113 foram entregues através de IRS Automático, correspondendo a um aumento de 28% face ao ano anterior e segundo o gabinete de Mário Centeno, “traduz o esforço que tem vindo a ser feito no sentido de simplificar a relação entre a administração fiscal e os contribuintes”, refere a nota.

No ano passado, até ao final do dia tinham sido submetidas 385.455 declarações. Este ano, e até às 18H, já tinham chegado à Autoridade Tributária 569.026.

O Ministério das Finanças refere que “apesar do elevado número de acessos que se continua a verificar, o Portal das Finanças tem respondido de forma adequada.”

No primeiro dia do prazo de entrega, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais aconselhou os contribuintes a esperarem uma a duas semanas para entregarem a declaração anual de rendimentos para evitarem eventuais erros. Uma sugestão que, ao que tudo indica, está a ser ignorada.

(atualiza com dados corrigidos pelo Ministério das Finanças)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

Balcão da ADSE na Praça de Londres em Lisboa.

( Jorge Amaral/Global Imagens )

ADSE quer 56 milhões do Orçamento do Estado por gastos com isentos

Fotografia: Miguel Pereira / Global Imagens

Quase 42 mil empresas recorreram a apoios que substituíram lay-off simplificado

Mais de meio milhão de declarações de IRS entregues