Mais de metade dos portugueses já faz compras 'online' e preço é fator decisivo

Estudo da Marktest indica que os hábitos de compra 'online' dos portugueses "mais do que duplicaram ao longo da última década"

Mais de metade dos portugueses já faz compras "online", sendo o preço o fator mais decisivo na escolha das lojas, de acordo com o Barómetro E-commerce da Marktest.

Segundo a empresa, os "hábitos de compra 'online' estão a aumentar em Portugal e mais do que duplicaram ao longo da última década", sendo que 4,8 milhões de portugueses "assumem comprar produtos através de plataformas digitais e 42% já o fazem pelo menos uma vez por mês".

Num comunicado, a Marktest indicou que "o universo de portugueses que faz compras "online" não para de crescer e atingiu já a fasquia de 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal continental".

No entanto, segundo a mesma nota, "este novo hábito no ambiente digital não está a mudar uma premissa antiga do mundo "offline": o preço dos produtos continua a ser o fator mais importante para os consumidores escolherem as lojas de 'e-commerce' onde fazem as suas compras".

O barómetro da Marktest contou com entrevistas a 2.262 indivíduos, realizadas entre março e maio de 2021, e "revela que "ter preços mais baixos" foi o fator indicado por 58,4% dos inquiridos como decisivo para a escolha das lojas "online"".

Outros fatores considerados para a escolha das lojas incluem "disponibilidade do artigo" (33,2%), "conhecer a marca" (31,7%), "os métodos de pagamento utilizados" (30,3%) ou as "boas avaliações dos utilizadores" (30%), indicou a empresa.

Segundo o barómetro há ainda "algumas diferenças entre homens e mulheres nesta apreciação: se, para as mulheres, a "familiaridade" e os "métodos de pagamento" são os fatores imediatamente seguintes aos preços, já para os homens são mais importantes a "disponibilidade dos artigos" e as "boas avaliações de utilizadores"".

Ainda de acordo com o barómetro, "do total de portugueses que hoje assume fazer compras "online", são já 12,1% os que admitem efetuar compras "online" pelo menos uma vez por semana e 42% aqueles que dizem comprar produtos "online" pelo menos uma vez por mês".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de