Eleições legislativas 2019

Marcelo: “O Presidente vai fazer tudo para que haja estabilidade”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. (ANTÓNIO COTRIM / LUSA)
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. (ANTÓNIO COTRIM / LUSA)

Presidente da República quer indigitar primeiro-ministro a tempo do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro, que vai discutir o Brexit.

“O Presidente vai fazer tudo para que haja estabilidade, tal como na última legislatura.” Esta foi a primeira declaração de Marcelo Rebelo de Sousa depois dos resultados das eleições legislativas de domingo, que deram a vitória ao Partido Socialista, embora sem maioria absoluta.

Sem comentar as escolhas dos portugueses, o chefe de Estado reforçou a urgência de indigitar um novo primeiro-ministro a tempo do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro, que vai discutir a questão do Brexit.

“Conviria que o primeiro-ministro indigitado ouvisse os partidos, numa composição diferente do Governo, sobre posições europeias”, avisou Marcelo à saída da sessão de abertura do 42.ª Congresso da Comissão de Ciência do Mediterrâneo, no centro de congressos do Estoril.

Tendo isso em conta, o Presidente da República vai ouvir, na terça-feira, os 10 partidos com assento parlamentar. A maratona de audições vai começar às 11 horas com o Livre e terminará já depois das 20 horas, após a audição aos representantes do Partido Socialista.

O Partido Socialista venceu as legislativas de domingo, sem maioria absoluta, seguindo-se PSD, BE, CDU (PCP/PEV), CDS-PP e PAN. Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram pela primeira vez deputados nestas eleições.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Marcelo: “O Presidente vai fazer tudo para que haja estabilidade”