Marcelo. Terceira vaga é provável entre janeiro e fevereiro

Presidente da República pede ao país para não baixar os braços. Estado de emergência dura o que for necessário.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu esta sexta-feira a possibilidade de uma terceira vaga da pandemia no início do próximo ano, e instou os portugueses a não baixarem os braços perante a necessidade de manter o controlo das infeções no país.

"Em primeiro lugar, apesar de desaceleração em casos em concelhos onde houve medidas, crescem o número de casos e de mortos; segundo, as medidas demoram mais tempo a produzir os resultados e se não forem tomadas já, mais tempo terão de demorar; terceiro, deve haver diferenças entre os municípios com taxas de incidências; quarta, é provável que nova subida de casos, que uma terceira vaga possa ocorrer entre janeiro e fevereiro e será tanto maior quanto maior for o número de casos um mês antes", indicou numa comunicação ao país um dia antes de o governo anunciar uma nova formulação das restrições que hão de aplicar-se na próxima semana nos concelhos com maior incidência de infeções pelo novo coronavírus.

"O que temos a dar como certo é que o estado de emergência dure o que for necessário ao combate à pandemia, sempre com o controlo e o conteúdo democrático decorrentes da constituição, e que se atue para quebrar a curva ainda ascendente de casos", afirmou também o chefe de Estado.

Na mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu as queixas das pessoas e atividades mais afetadas, defendendo que "quem mais sofre, mais deve ser apoiado. Porém, lembrou, a renovação do estado de emergência foi aprovada com votos favoráveis de 82% dos deputados, sendo 94% aqueles que não se opuseram. "Nenhum deputado e nenhum partido podem dizer que sempre se opôs, desde março, à adoção do estado de emergência", juntou ainda.

O Presidente pediu "convergência possível" a partidos e parceiros sociais, apelando ainda aos portugueses para que não baixem os braços.

Atualizado às 20h29

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de