presidência da república

Marcelo visita Bruxelas no primeiro aniversário dos atentados

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

O Presidente da República participa hoje nas cerimónias do primeiro aniversário dos atentados de Bruxelas

O Presidente da República participa hoje nas cerimónias do primeiro aniversário dos atentados de Bruxelas, por ocasião de uma visita oficial à Bélgica durante a qual será recebido pelos presidentes das instituições da União Europeia e pelo Rei Filipe.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciará a visita com uma audiência, às 11:30 locais (menos uma hora em Lisboa), com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, após a qual deslocar-se-á ao monumento evocativo dos atentados de 22 de março de 2016 que vai ser inaugurado nas imediações das instituições europeias, no quarteirão europeu de Schuman, para depositar uma coroa de flores em memória das vítimas.

Os atentados, cometidos no aeroporto internacional de Bruxelas e na estação de metro de Maelbeek, e reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico, foram os mais graves de sempre em território belga, tendo causado 32 mortos e cerca de duas centenas de feridos.

Após prestar homenagem às vítimas do terrorismo, o chefe de Estado será recebido em audiência pelo Rei Filipe da Bélgica, após o que rumará ao Parlamento Europeu, onde tem prevista uma audiência com o novo presidente da assembleia, Antonio Tajani, e um encontro com os eurodeputados portugueses.

No Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa efetuará uma breve visita à biblioteca do Parlamento Europeu, com passagem pela sala de leitura “Lucas Pires” e visitará uma exposição de pintura de oito artistas açorianos, aponta a nota de agenda divulgada pelo Palácio de Belém.

Ao final da tarde, o Presidente da República deslocar-se-á à sede da Comissão Europeia, onde terá um encontro bilateral com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, que o convidou ainda para um jantar no qual participarão vários comissários europeus, e que encerrará o programa da sua visita a Bruxelas.

Desde que iniciou o seu mandato, em 09 de março do ano passado, esta é a 22.ª deslocação ao estrangeiro de Marcelo Rebelo de Sousa, tendo uma das primeiras sido uma visita ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, em abril de 2016.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Marcelo visita Bruxelas no primeiro aniversário dos atentados