Contas Públicas

Mário Centeno admite excedente orçamental em 2019

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Em entrevista à agência Reuters, o ministro das Finanças admitiu que as contas públicas podem ter registado um excedente no ano passado, um ano antes do previsto.

Portugal poderá ter registado um excedente orçamental no ano passado, um ano antes da estimativa do ministro das Finanças, que prevê um saldo positivo para as contas públicas este ano. Foi o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, que o admitiu em entrevista à agência Reuters.

Quando questionado sobre se o crescimento de 2,2% poderia significar um excedente já em 2019, Mário Centeno respondeu “é possível”. Inicialmente o Governo previa um défice de 0,2% para 2019, que depois corrigiu para 0,1%.

O primeiro excedente orçamental da democracia pode ter chegado mais cedo graças a um quarto trimestre robusto para a economia.

Na entrevista à Reuters, Mário Centeno disse que “no quarto trimestre a economia evoluiu muito, muito bem. Houve uma recuperação das exportações, o investimento também se manteve elevado, e o mercado laboral continua a apresentar bons resultados”.

O ministro conclui que “todos estes números resultam num cenário que o torna possível [o excedente]”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Mário Centeno admite excedente orçamental em 2019