MEO atinge um milhão de clientes

Zeinal Bava
Zeinal Bava

A Portugal Telecom acaba de anunciar que o seu serviço de televisão por subscrição atingiu um milhão de clientes. Lançada em Abril de 2008, o Meo conseguiu, em 43 meses, conquistar clientes que representam 93% dos clientes de banda larga fixa da PT e 38% das suas linhas fixas, no fim do terceiro trimestre de 2011, sendo que a adições líquidas desde o final de Setembro de 2011 foram já superiores a 25 mil clientes, informa a PT em comunicado enviado à CMVM.

Estes são valores que se aproximam do concorrente Zon Multimédia, actualmente com mais de 1,6 milhões de clientes e mais de 3 milhões de casas passadas pela sua rede. Tal como o Meo, a Zon fornece serviços de telecomunicações e entretenimento, através de diversas infra-estruturas, nomeadamente uma rede baseada em fibra, uma plataforma de rede satélite digital e 217 salas de cinema. Explica a PT que o “sucesso do Meo é ancorado na numa experiência disruptiva, não linear e interativa, oferecendo canais em directo, gravação (PVR), catch-up TV, video on demand, aluguer de jogos e músicas”, justifica a PT, destacando que o Meo apresenta uma “proposta de conteúdos diferenciadora, com mais de 150 canais, incluindo canais de conteúdos exclusivos, conteúdos em alta definição e 3D, mais de três mil filmes no Meo Videoclube e interatividade sobre programas âncora, disponível no ‘botão vermelho’ do telecomando Meo, como o caso do Ídolos, Casa dos Segredos e Peso Pesado.”

O grupo liderado por Zeinal Bava destaca ainda que o Meo também oferece aplicações interactivas avançadas, através de múltiplos widgets disponíveis no botão azul do telecomando do Meo e que abrangem áreas como: informação, incluindo o MEU Telejornal, desenvolvida em parceria com a RTP, e a aplicação Sapo Kiosk; desporto, incluindo a aplicação de futebol, a aplicação da BenficaTV, a aplicação da SportTV e a aplicação Meo Surf; música, sendo exemplo a aplicação da rádios, a RFM Vi e a aplicação de karaoke; conveniência,como por exemplo farmácias, e Conteúdos Pessoais, incluindo o arquivo online de fotografias. Estas são ofertas que, graças a uma comunicação publicitária assente no humor, com os Gato Fedorento, atirou o Meo para a liderança em termos de notoriedade, tendo actualmente a maior recordação espontânea nas telecomunicações.

Em 2011, o Meo alcançou 51% de recordação espontânea face aos outros operadores de triple-play, tendo em Setembro atingido 62%, aumentando a distância sobre o segundo operador para mais de 40pp. O Meo irá continuar a diferenciar a sua comunicação. Neste contexto, anuncia a PT, que a série publicitária Fora da Box vai estrear brevemente o 4.º episódio que vai contar a história dos “quatro maiores” fora de casa e terá a participação de uma convidada especial para além dos já habituais Rui Unas e Paulo Futre. “Um episódio de Natal que promete também ser uma espécie de musical”, promete.Além disso, a PT destaca a importância do investimento em novas tecnologias, incluindo a rede de fibra até casa do cliente (FTTH -Fibre to the Home), “em expansão até 1,6 milhões de casas passadas, irá continuar a sustentar o crescimento do Meo e do triple-play, permitindo diferenciar e aumentar cada vez mais a qualidade do serviço, aumentando também a fidelização dos clientes.” E, acrescenta, a “extensa cobertura de fibra alavanca também o investimento nas redes móveis de banda-larga, tendo a PT já coberto cerca de 85% das suas estações base com fibra e modernizado a sua rede 2G a qual é já compatível com a tecnologia 4G, o que permitirá a oferta de serviços de televisão em múltiplos dispositivos móveis”.

Comparativo entre Meo e Zon

Em 2006 é lançada uma OPA pela Sonaecom ao capital da Portugal Telecom (PT) e da PT Multimédia, sendo que aí começa a cisão (spin-off) entre a PT Comunicações e PT Multimédia, a Zon.

Em Novembro de 2007, concluiu-se o processo de separação entre a PT e PT Multimédia, passando a TV Cabo Portugal e a PT Comunicações a ser operadores concorrentes. Em 2008, a PT Multimédia adopta o novo nome, ZON Multimédia e, em Maio, lança a Zon Box desaparecendo a Zon TV Cabo, um equipamento que permite acesso à tecnologia de alta definição, gravador digital, controlo da emissão, videoclube e guia TV. A PT lançou o Meo em Abril de 2008 e no final desse ano alcançou os 312 mil clientes.

Hoje, a MEO reinvindica a maior oferta de aplicações interativas da TV em Portugal, com 50 widgets existentes em oito categorias e que em menos de um ano tiveram mais de 16,5 milhões de acessos, tendo lançado o primeiro e único canal interativo em Portugal, o Canal Q e desenvolvido um dos maiores sucessos da tv portuguesa, a aplicação da “Casa dos Segredos” que se tornou o 4º canal mais visto no Meo com 10 milhões de visitas na sua 1.ª edição.

Já a Zon, diz ser o maior operador nacional de Triple Play (televisão, internet e telefone) e líder no mercado de Pay TV em Portugal e um dos maiores operadores na Europa, com cerca de 1,6 milhões de clientes.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lisboa casas turismo salarios portugal

Turismo em crise já pensa no day after

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Governo estima que mais de um terço dos empregados fique em lay-off

Mário Centeno, Ministro das Finanças.
Fotografia: Francois Lenoir/Reuters

Folga rara. Custo médio do petróleo está 10% abaixo do previsto no Orçamento

MEO atinge um milhão de clientes