Madeira

Mercado de vinho Madeira vale 4,6 milhões no primeiro trimestre de 2018

O Vinho do Porto é um dos produtos nacionais protegidos no acordo. Foto: D.R.
O Vinho do Porto é um dos produtos nacionais protegidos no acordo. Foto: D.R.

A comercialização de vinho Madeira no primeiro trimestre deste ano valeu 4,6 milhões de euros

A comercialização de vinho Madeira no primeiro trimestre deste ano valeu 4,6 milhões de euros, um aumento de 7,7% em relação ao período homólogo, registando ainda um aumento de 14,6% na quantidade produzida.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DRE), “nos primeiros três meses de 2018, a comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 842,8 milhares de litros, traduzindo-se em receitas de primeira venda de 4,6 milhões de euros”.

Comparativamente ao período homólogo registaram-se acréscimos de 14,6% na quantidade e de 7,7% no valor.

A DRE diz que o mercado estrangeiro continua a ser o principal consumidor do vinho, quer para os países da União Europeia quer para os extracomunitários.

No exterior, destaque para as vendas para os Estados Unidos da América, um dos melhores mercados atuais, mas que mesmo assim viu cair a compra em menos 18,1%, correspondentes a 570 mil euros e um valor de 570 mil euros.

O Japão é o segundo país extracomunitário que mais compra vinho Madeira de acordo com a DRE. No primeiro trimestre deste ano comprou 432 mil euros.

França continua a ser o país europeu que mais compra vinho Madeira, ainda que a preços mais reduzidos. Dos 340 mil litros vendidos para os franceses, por um valor de mais de um milhão de euros, estes compraram a um valor médio de três euros.

A contrastar, o mais tradicional mercado inglês comprou apenas 22 mil litros de vinho Madeira, mas pagou em média nove euros por litro.

Tanto no caso dos mercados europeus como nos extracomunitários, a DRE afirma que “aumentaram em termos homólogos”, enquanto o mercado nacional teve uma quebra “quer em quantidade (-36,8%) quer em valor (-5,6%).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Mercado de vinho Madeira vale 4,6 milhões no primeiro trimestre de 2018