Energia

Mercado livre de energia chega a quase cinco milhões de portugueses em maio

Foto: DR
Foto: DR

O mercado livre de energia em Portugal alcançou um número acumulado de cerca de 4,85 milhões de clientes em maio

O mercado livre de energia em Portugal alcançou um número acumulado de cerca de 4,85 milhões de clientes em maio, um crescimento de 6,8% face a igual mês em 2016, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Face a abril deste ano, diz o regulador, o número de clientes no mercado livre avançou em 0,4% em maio, “crescimento semelhante ao registado no mês anterior”.

“Desde maio de 2016, o número de consumidores no mercado livre cresceu 6,8%, a uma taxa média mensal de 0,5%”, indica a síntese mensal da ERSE.

De acordo com o mesmo documento, hoje revelado, o consumo dos clientes no mercado livre representava em maio cerca de 92,4% do consumo total registado em Portugal continental.

No que refere a quotas de mercado, a EDP Comercial manteve em maio a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (84% do total de clientes) e em consumos (cerca de 44% dos fornecimentos no mercado livre).

Face a abril, a sua quota reduziu-se 0,1 pontos percentuais em número de clientes e 0,3 pontos em consumo.

No sentido oposto, aumentaram 0,1 pontos percentuais as quotas de mercado da Endesa (18%), da Galp (8,2%) e da PH (1,6%).

Todas as demais comercializadoras mantiveram “sensivelmente as suas quotas”, nota a ERSE: a Iberdrola (16%), a Fortia (3,1%), a GN Fenosa (2,8%) e o conjunto de comercializadores agrupados na rubrica “Outros” (6%).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto:  EPA/ANDY RAIN

Sem acordo pós-brexit, Portugal pode exportar menos cerca de 300 milhões

marcelo

Marcelo admite possível “problema europeu” mas sem fecho de fronteiras

Foto: D.R.

PSI20 cai 2,28%. Perdas na Europa continuam devido ao coronavírus

Mercado livre de energia chega a quase cinco milhões de portugueses em maio