Economia

Merkel desvaloriza poder do G20 para resolver conflitos mundiais

Chanceler alemã, Angela Merkel. Kai Pfaffenbach / Reuters
Chanceler alemã, Angela Merkel. Kai Pfaffenbach / Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o Grupo de 20 potências globais, que se reúne esta semana no Japão, não tem poder de influência para resolver conflitos globais como o que opõe Irão e Estados Unidos.

Merkel respondia a questões de deputados da câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag) sobre se a Cimeira do G20 permite aos líderes manterem conversações à margem que ajudem a resolver questões de política externa e de segurança.

A chanceler frisou que o foco do G20 são as questões económicas, na sequência da crise financeira de há uma década, e que este formato não deve ser “sobrecarregado”.

“Não tenho ilusões quanto ao poder de influência do G20 em relação a questões de política externa que não são resolvidas no Conselho de Segurança da ONU”, disse.

Os líderes do G20 reúnem-se em cimeira na sexta-feira e no sábado em Osaka.

A tensão entre o Irão e os Estados Unidos atingiu mais um ponto alto na semana passada, quando forças iranianas derrubaram um avião não-tripulado (‘drone’) norte-americano, dias depois de dois petroleiros terem sido atacados no Estreito de Ormuz.

Os Estados Unidos chegaram a preparar um ataque de retaliação, cancelado à última hora, mas a “guerra” de palavras entre dirigentes dos dois países prossegue.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Manuel Fernando Araújo/LUSA

Lesados do BES/Banif: 3.594 pedidos de recuperação de créditos podem avançar

(Amin Chaar / Global Imagens)

CTT vai distribuir entregas urgentes da Revolut em Portugal e Espanha

Os grupos retalhistas têm planos de novas aberturas para o próximo ano. Foto: D.R.

Em dois anos abriram em Portugal quase 300 supermercados

Outros conteúdos GMG
Merkel desvaloriza poder do G20 para resolver conflitos mundiais