Alemanha

Merkel promete pleno emprego na Alemanha até 2025

Foto: DR
Foto: DR

Angela Merkel afirmou que a Alemanha está em vias de atingir o pleno emprego até 2025. Objetivo anunciada na campanha eleitoral para as legislativas

Angela Merkel afirmou este sábado que a Alemanha está em vias de atingir o pleno emprego até 2025, um objetivo chave da chanceler alemã para a entrada na campanha eleitoral para as legislativas de setembro.

“Estaremos no pleno emprego até 2025, ou seja, com uma taxa de desemprego de 3%, e creio que podemos lá chegar”, afirmou a dirigente democrata-cristã no seu primeiro discurso da campanha, em Dortmund (oeste).

A promessa consta do programa económico da união conservadora CDU-CSU cujas linhas gerais foram apresentadas no início de junho.

A chanceler alemã sublinhou que, para chegar ao pleno emprego, serão reforçados os esforços no acompanhamento dos desempregados de longa duração, ou seja, trabalhadores no desemprego há mais de um ano, que na Alemanha já ultrapassam um milhão de pessoas.

Num país com uma população envelhecida que tem de lidar com um afluxo de reformados, dar trabalho à quase totalidade dos ativos alemães é percecionado por Merkel como “a possibilidade” para não ter de baixar o nível das pensões ao mesmo tempo que também as contribuições sociais devem aumentar.

A chanceler, que acaba de regressar de férias, defendeu globalmente a sua ação à frente do país, numa altura em que o número de pessoas sem emprego passou dos mais de cinco milhões desde que chegou ao poder em 2005 para os cerca de 2,5 milhões de pessoas atualmente, tendo a taxa de desemprego de julho ficado nos 5,7% da população ativa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Autoeuropa já conta com mais de 5700 trabalhadores. Fotografia: Pedro Saraiva

Crise na Autoeuropa põe em risco 19 fornecedores da Volkswagen

02.08_CTT

Recomendações ao Governo para reverter privatização dos CTT debatidas na AR

Foto: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Brexit: UE a 27 dá “luz verde” à segunda fase das negociações com Reino Unido

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Merkel promete pleno emprego na Alemanha até 2025