Merlin Properties prepara maior OPV de sempre no imobiliário europeu

Merlin vai cotar-se em várias praças, incluindo Madrid
Merlin vai cotar-se em várias praças, incluindo Madrid

A entrada em bolsa da Merlin Properties, sociedade de investimento em imobiliário constituída pela Magic Real Estate, vai agitar os mercados já no final do mês. A Oferta Pública de Venda está marcada para 30 de junho e o valor esperado da operação é de 1,5 mil milhões de euros: uma bomba.

Trata-se da maior OPV de sempre de uma sociedade de investimento em imobiliário de uma empresa europeia. É também o maior por parte de uma empresa espanhola, de qualquer sector, desde julho de 2011.

A Merlin planeia vender 150 milhões de ações pelo preço de 10 euros, tendo recebido já 600 milhões de euros de investidores interessados na operações. A Bloomberg refere que o investimento em Espanha por fundos, sociedades de investimento privadas e outras empresas de serviços financeiros mais que duplicou em 2013, para 13, 9 mil milhões de euros.No ano passado, Espanha reduziu o nível de impostos para investidores em sociedades de investimento em imobiliário.

Uma vez cotada, a Merlin terá o dobro do tamanho da Hispania Activos Inmobiliarios e da
Lar Espana Real Estate Socimi, que se cotaram já este ano.

A empresa estará também interessada em comprar imobiliário em Lisboa, de acordo com o prospeto aprovado pelo regulador do mercado CNMV. O investimento em Portugal pode chegar a 25% do valor bruto dos ativos. Em termos de geografias, lê-se no prospeto, o “foco é em Espanha e, com menor grau, em Portugal [com um limite máximo do valor bruto total dos ativos].” Em Espanha, irá concentrar-se em Madrid e Barcelona. “Em Portugal, a empresa pretende primariamente focar-se na aquisição de ativos localizados em Lisboa.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(REUTERS/Kevin Coombs)

Acordo para o brexit com pouco impacto para Portugal

London Mayor Boris Johnson speaks at a Vote Leave rally in Newcastle, Britain April 16, 2016. REUTERS/Andrew Yates

Deputados tentam adiar Brexit. Boris Johnson não quer esperar mais

Emmanuel Macron, Presidente de França, com Angela Merkel, Chanceler da Alemanha. EPA/OMER MESSINGER

França: Novo adiamento do Brexit não interessa a ninguém

Outros conteúdos GMG
Merlin Properties prepara maior OPV de sempre no imobiliário europeu