Em declarações à Lusa à margem de uma visita ao parque temático Zoomarine, em Albufeira, o secretário de Estado do Turismo remeteu várias vezes para os comentários já feitos pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, e pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tendo este último dito, na terça-feira, que a greve convocada para dia 09 de agosto é "uma medida prejudicial para todos".
"Queria-lhe dizer que me parece que o turismo é uma área que tem tido uma importância tal na nossa economia que seria positivo que os vários agentes económicos e sociais percebessem que qualquer facto ou circunstância que atenue o seu crescimento tem um impacto na vida das pessoas", disse Adolfo Mesquita Nunes, que voltou a realçar os resultados positivos do setor dos primeiros cinco meses do ano.
Leia também: Agências já podem remarcar voos da TAP para o dia da greve
Na terça-feira, o ministro da Economia afirmou que o crescimento da TAP é "indubitável" e manifestou o desejo de ver a normalidade operacional regressar à empresa nas próximas semanas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Que a TAP está em crescimento é indubitável e todos nos alegramos por isso", disse o ministro, manifestando "o desejo de ver a normalidade operacional regressar à TAP nas próximas semanas, durante o mês de agosto. Penso que é o desejo de todos, a começar pelo presidente da TAP, que também apontou para esse objetivo".
Os pilotos da TAP decidiram avançar para a greve, como forma de contestar o agravamento das condições de trabalho e obrigar o acionista Estado a receber os sindicatos para discutir a situação da empresa.
"Esta greve de 24 horas é um cartão vermelho ao acionista, que não recebe os sindicatos para discutir a situação, e à empresa, pela sua total desresponsabilização", disse à Lusa, na sexta-feira, o presidente do sindicato dos pilotos, Jaime Prieto.
De acordo com o sindicalista, a administração da TAP tem deixado sair os seus quadros sem fazer nada, tem contratado companhias externas que não asseguram a qualidade da transportadora nacional e nada tem feito para contrariar o descontentamento dos seus trabalhadores.
A TAP já recomendou aos passageiros com voos marcados para 09 de agosto que contactem a companhia ou o agente de viagens com o objetivo de reagendar a viagem ou solicitar o respetivo reembolso.