Investimento

Mil milhões de investimento para 2018

Hoje “o pipeline de projetos permite estimar mais mil milhões de investimento em Portugal em 2018, apoiados pela AICEP no âmbito do QREN e do Portugal 20-20″, avança esta quarta-feira o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luís Castro Henriques.

Para o presente ano, a captação de investimento está estimada também em mil milhões de euros, com financiamento dos mesmos fundos comunitários. A este valor acresce mais cerca de meio milhão de outros investimentos que têm sido realizados fora do âmbito do QREN e do Portugal 20-20, mas que poderão ter tido acesso a outros benefícios, nomeadamente fiscais.

“Em Portugal, os reinvestidores são maioritários e não temos perdido clientes. Temos também novos a surgir”, disse o presidente da AICEP, durante a apresentação estratégica para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para 2017-19. “De mil milhões de euros de investimento previstos para este ano, no quadro do QREN e do Portugal 20-20, cerca de 80% são reinvestidores e 20% são novos investidores.” Dos novos, “metade representam os nacionais e outra metade os estrangeiros”.

Nos últimos três anos, o investimento efetivamente apoiado pela AICEP no âmbito desses fundos comunitários soma cerca de três mil milhões de euros, “dispersos em dezenas de projetos, e em média cada um com um valor de 50 milhões de euros, o que quer dizer que há diversificação quer setorial quer da origem dos países, o que é bom numa ótica de redução do risco para o nosso país”.

Falando ainda da origem dos investimentos, o líder da AICEP destaca a presença cada vez mais forte do Japão, da Índia e dos Estados Unidos da América. “Os EUA são uma aposta para a nova estratégia da AICEP 2017-19. Mas hoje, falando de IDE, é a França, a Alemanha e a Espanha que são dominantes em setores como o automóvel e das componentes, o aeronáutico e o farmacêutico.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

5G_2

5G: Anacom arranca já com consulta. Leilão será em abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o primeiro-ministro indigitado, António Costa, durante uma audiência para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Primeira reunião do novo governo marcada para sábado a seguir à tomada de posse

Outros conteúdos GMG
Mil milhões de investimento para 2018