Trabalho

Ministério do Trabalho publica 23 convenções coletivas em agosto

Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Em agosto, foram publicados seis acordos de empresa, 12 contratos coletivos e cinco acordos coletivos e seis portarias de extensão.

A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) divulgou esta quarta-feira que em agosto foram publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego 23 convenções coletivas que abrangem 126.752 trabalhadores.

De acordo com um comunicado da DGERT, foram publicados seis acordos de empresa, 12 contratos coletivos e cinco acordos coletivos e seis portarias de extensão.

Das 23 convenções coletivas publicadas, com uma cobertura potencial de 126.752 trabalhadores, quatro correspondem a primeiras convenções e abrangem 2.333 trabalhadores do setor agrícola, da construção e da saúde e ação social.

As 19 convenções coletivas revistas e publicadas em agosto têm uma cobertura potencial de 124.419 trabalhadores, havendo três revisões globais de contratos coletivos, dois no setor dos vinhos do Porto e Douro e outro no setor da ourivesaria e relojoaria.

Foram registadas duas revisões globais de acordos coletivos (nas telecomunicações e no comércio de combustíveis) e duas revisões globais de acordos de empresa (transportes e distribuição de bebidas).

As restantes 12 foram revisões parciais.

Das 23 convenções coletivas revistas, a maioria (13) abrange o território nacional, uma aplica-se no continente, uma é pluridistrital, três são distritais e outra aplica-se numa freguesia.

As portarias de extensão publicadas em agosto de 2018 estenderam ao território do continente as condições de trabalho estabelecidas em seis contratos coletivos publicados entre 22 de junho e 22 de julho deste ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Ministério do Trabalho publica 23 convenções coletivas em agosto