Cabo Verde

MNE português inicia hoje visita de dois dias a Cabo Verde

Turismo é riqueza de Cabo Verde
Turismo é riqueza de Cabo Verde

No âmbito da visita, Augusto Santos Silva vai assinar o programa de cooperação com Cabo Verde para a área da justiça.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde, onde irá passar em revista a cooperação e analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.

O chefe da diplomacia portuguesa chega ao início da tarde à ilha de São Vicente, onde irá inaugurar as obras de reabilitação do Liceu Gil Eanes, que foram financiadas por Portugal.

Ainda em São Vicente estão previstas deslocações à Escola Portuguesa e ao Escritório Consular de Portugal no Mindelo.

Na terça-feira, Augusto Santos Silva estará na cidade da Praia, ilha de Santiago, onde será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e participará na inauguração de uma pequena ETAR [estação de tratamento de águas residuais] construída com apoio português.

Na cidade da Praia, o ministro dos Negócios Estrangeiros irá ainda proferir uma conferência sobre “Língua Portuguesa e Diplomacia”, promovida pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).

No âmbito da visita, Augusto Santos Silva vai assinar o programa de cooperação com Cabo Verde para a área da justiça, no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação (PEC IV), no valor de 120 milhões de euros.

Portugal e Cabo Verde assinaram em fevereiro de 2017, na cidade da Praia, o PEC – 2017-2020, com o valor indicativo de 120 milhões de euros, mais do dobro do anterior programa que tinha um valor indicativo de 56 milhões de euros.

O programa abrange setores como o da justiça, saúde, ação social, energia, ambiente e segurança.

Em declarações à imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, disse que a visita do seu homólogo português vai ser uma oportunidade de passar em revista a cooperação entre os dois países.

“Vamos passar em revista todos os dossiês que temos em cima da mesa. Portugal é um parceiro estratégico de Cabo Verde, as nossas relações são excelentes e a visita é também um momento de celebração das relações entre Portugal e Cabo Verde”, sublinhou o ministro.

A presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que Cabo Verde assume a partir de julho, será outro dos assuntos a discutir, segundo o ministro cabo-verdiano.

“Há uma proposta luso-cabo-verdiana em matéria de mobilidade que vamos voltar a discutir. A proposta é interessante e temos que a partilhar com os demais Estados membros”, disse Luís Filipe Tavares.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
MNE português inicia hoje visita de dois dias a Cabo Verde