Mobi.E vai ter rede paralela. EDP lança carregadores rápidos para frotas

EDP está a desenvolver solução para condomínios que estará disponível durante o primeiro trimestre do próximo ano.

O anúncio foi feito por Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial, na Lisbon Mobi Summit, que decorre esta quinta-feira: a EDP vai investir numa nova rede de carregadores elétricos para frotas de empresas em parceria com a Efacec.

Em comunicado enviado ao Dinheiro Vivo, a empresa deu mais pormenores e explicou que se trata, para já de um projeto-piloto instalado junto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que disponibiliza dois novos carregadores rápidos em Lisboa, e que marca o arranque de uma rede de e-hubs que a EDP pretende alargar a mais localizações, estando já em conversações com potenciais utilizadores e municípios.

"A EDP vai investir numa nova rede de postos de carregamento elétrico rápidos destinados às frotas das empresas. Esta rede, que será complementar à infraestrutura pública de carregadores, representa um importante passo na estratégia do grupo para a área da mobilidade e dá uma resposta clara às necessidades crescentes de consumo e aos desafios que se impõem atualmente às cidades em matéria de urbanismo", explica a empresa em comunicado. O projeto conta com tecnologia desenvolvida pela Efacec e tem como objetivo ter 30 a 40 postos de abastecimento nestes e-hubs.

No mesmo comunicado, a EDP anunciou também que vai lançar uma nova solução para as estações de carregamento em casa dos clientes, em parceria com a Efacec. "A EDP Wallbox, que permite carregar o veículo elétrico em casa, está agora disponível em modelo de subscrição e vai incorporar o sistema edp re:dy, uma app que permite aos clientes monitorizar e gerir os seus consumos de eletricidade. Esta solução, que será lançada já em outubro, possibilitará uma gestão mais eficiente das cargas, garantindo um equilíbrio entre os fluxos habituais de consumo na habitação e os carregamentos dos veículos elétricos", refere a empresa.

Ainda em parceria com a Efacec, a EDP está a desenvolver uma solução para condomínios e parques de estacionamento partilhados, que estará disponível durante o primeiro trimestre do próximo ano. Esta solução vai permitir diferenciar os consumos relativos aos carregamentos elétricos dos restantes consumos do condomínio, facilitando o pagamento por parte de cada utilizador.

A EDP e a Efacec assinaram "uma parceria alargada para continuar a desenvolver soluções de carregamento e de mobilidade elétrica, assim como soluções tecnológicas destinadas aos clientes residenciais e empresariais das duas empresas".

O comunicado termina anunciando que a EDP e a Barraqueiro também acabam de estabelecer uma parceria que terá como primeira iniciativa a implementação de um projeto-piloto de um autocarro 100% elétrico, que poderá depois ser alargado à restante infraestrutura. A EDP irá fazer a análise aos consumos deste veículo, disse Vera Pinto Pereira na Mobi Summit.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de