Moreira Rato: “A expectativa para o leilão de hoje é boa”

João Moreira Rato, presidente do IGCP
João Moreira Rato, presidente do IGCP

“A expetativa para a emissão de dívida de hoje é boa, mas não tenho ainda qualquer informação”, afirmou o presidente do IGCP, João Moreira Rato. Portugal vai vender hoje até 1,5 mil milhões de euros de divida com prazos a 3 e 12 meses.

“A emissão de dívida a 10 anos que Portugal venha a realizar dependerá das condições de mercado, vamos ter de dar tempo ao mercado para digerir a emissão de 5 anos, realizada em janeiro passado, e depois vamos ter que esperar que haja uma oportunidade”, argumentou.

Essas condições dizem respeito “à procura e liquidez no mercado secundário, às taxas, tudo isso”.

Questionado sobre a possibilidade de o país recorrer às OMT do BCE para reganhar a confiança e estabilizar o mercado, o responsável defendeu “não ver qualquer relação assim tão direta”.

Sobre a necessidade de realizar uma operação de troca de dívida antes de avançar com uma emissão a 10 anos, para diminuir o nível das necessidades de financiamento para 2014, Moreira Rato disse “também não ver essa necessidade”.

“Vai tudo depender dos sinais que o mercado nos der e vamos gerir a dívida à medida que o mercado nos deixar e temos várias possíveis transações em lista de espera e pode ser uma ou outra”, afirmou.

Moreira Rato disse que “o balanço por parte dos investidores continua a ser positivo” e disse estar “satisfeito” com o desempenho da operação sindicada a 5 anos realizada em janeiro que “está estável”.

“Em princípio, se fizermos mais emissões serão emissões sindicadas”, acrescentou sem revelar quando será a próxima. “É possível que talvez nos próximos meses”, salientou.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Moreira Rato: “A expectativa para o leilão de hoje é boa”