Literacia digital

Movimento pró-digitalização celebra um ano e vai ter programa na RTP

7_Roadshow MUDA-03 (1)

Em 2018, o MUDA vai apostar na emissão diária de uma rubrica na RTP, “Muda Num Minuto”, onde vai apresentar dicas de utilização da Internet.

Quando o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa – foi apresentado em maio do ano passado, cerca de 26% dos portugueses nunca tinha utilizado internet. Esta terça-feira, no mesmo dia em que celebra o primeiro aniversário, a percentagem está abaixo dos 20% pela primeira vez em Portugal, revela o estudo feito em parceria com a GFK sobre dados deste mês.

Esta terça-feira, o MUDA fez o balanço do ano que passou e explicou os objetivos para este ano: continuar a reduzir o número de portugueses que nunca acederam à Internet, apostar na proximidade e aumentar o número de utilizadores com competências avançadas.

Tem ainda outra ambição: “comunicar para as pessoas que são digitais, mas que são pouco, os intermédios digitais”, revela Alexandre Nilo Fonseca, diretor-executivo do MUDA.

“É preciso comunicar aos portugueses a necessidade da digitalização”

O MUDA apostou em 2017 num Plano de Ação “Digital ByDefault” (‘digital por defeito’), que para Alexandre Nilo da Fonseca seria a solução para Portugal. Aliado a este conceito, acredita, seria necessário criar uma “legislação 4.0”, mais adequada aos dias de hoje. Critica a pouca comunicação do Estado e acredita que “deve existir o mesmo sistema de autenticação para o Estado e para as empresas”. Em tom de provocação, acrescenta que “se todos os serviços utilizassem, por defeito, o digital, as pessoas deitavam o papel todo para o lixo”.

Em Portugal, 28% dos utilizadores tem competências sofisticadas. “É preciso comunicar aos portugueses a necessidade da digitalização” e ter “consumidores informados”, o que se pode conseguir com a proximidade e com o tempo, reforça Alexandre.

A tenda do MUDA (‘RoadShow’) percorreu durante cinco meses o centro do país e passou por mais de 11 cidades. Durante 30 fins de semana “foi possível explicar o que é ser digital”, refere Alexandre Nilo Fonseca, que destaca a importância de “estar próximo das pessoas”.

‘Rede de Voluntários MUDA’ e programa na RTP são apostas para 2018

“Em Portugal não temos problema de oferta, mas sim problema de adesão por parte dos consumidores”, refere o diretor-executivo. Em 2018, o ‘Roadshow’ do MUDA vai passar para os centros comerciais e o objetivo é conseguir uma abordagem “mais capilar” e que chegue a mais pessoas.

A ‘Rede de Voluntários MUDA’ também vai ser uma aposta para este ano. O programa de voluntariado vai ser inserido nas escolas a partir do próximo ano letivo. O MUDA conta hoje com 700 voluntários que dedicam o seu tempo a acompanhar e ensinar os recém-chegados ao mundo digital, fora ou dentro do seio familiar.

64% dos portugueses usam frequentemente a internet e 42,6% usam-na “sistematicamente”, revela o mesmo barómetro da GFK. “É preciso ajudar também os que são digitais e educar os utilizadores”, reforça Alexandre Nilo Fonseca. “Ter esse papel educativo é um dos maiores desafios”.

Uma das grandes novidades para 2018 é a aposta na emissão diária de uma rubrica na RTP – “Muda Num Minuto” – onde durante um minuto o MUDA vai apresentar dicas de utilização da internet. O objetivo é “não falar no digital pelo digital, mas adaptá-lo às tarefas do dia-a-dia”, explica o diretor-executivo.

A GFK revela ainda que 73% dos portugueses tem smartphone e 37% utiliza a internet para fazer compras, sendo que a maior parte dos portugueses sabe para que servem as funcionalidades, mas só metade as utiliza verdadeiramente. Segundo Alexandre Nilo Fonseca, “falta estímulo à utilização da internet”.

Em 2017, o MUDA chegou a mais de 1 milhão de portugueses e quer continuar. O Movimento conta com 30 parceiros de setores como a saúde, retalho, empresas tecnológicas ou de telecomunicação, e conta ainda com o apoio do Estado. É possível encontrá-lo em mais de 5.000 pontos, entre balcões, lojas e até Espaços do Cidadão.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Movimento pró-digitalização celebra um ano e vai ter programa na RTP