Airbnb. Praia em Portugal e cidades na Europa no Outono

Para o outono, as pesquisas no Airbnb indicam que os destinos de praia em Portugal continuam populares.

A pandemia de Covid-19 motivou muitas mudanças nas sociedades. Em Portugal, e no resto da Europa, isso também se verifica. Aos pouco e poucos, a nova normalidade, pautada por medidas de segurança e higienização, fica mais notória nas sociedades. O setor do turismo e da aviação é um dos mais afetados um pouco por todo o mundo. O verão está a chegar ao fim e o outono pode ser sinónimo de algumas mudanças para este setor.

Segundo a plataforma Airbnb, "enquanto as boas temperaturas durante setembro e outubro se prolongam em muitos lugares em Portugal, as tendências das reservas e pesquisas na Airbnb mostram três preferências claras: i) a singularidade da estadia é um fator cada vez mais relevante, ii) as estadias de mais de quatro semanas, onde é possível descansar e trabalhar, consolidam-se e iii) enquanto Portugal continua a pensar na fuga para a praia, na Europa começa a aumentar o interesse em viajar para as cidades".

Na sequência da pandemia de covid-19, muitos foram os que escolheram locais mais isolados para tirarem uns dias de férias, de forma a ser mais simples cumprir o distanciamento social, uma tendência que deverá manter-se no Outono. O comunicado da plataforma Airbnb indica ainda que em Portugal, o Algarve continua a ser um dos destinos populares, sendo que as zonas de Lagos, Olhão e Aljezur estão em destaque.

"As estadias de mais de quatro semanas, para combinar lazer e trabalho, estão a consolidar-se como tendência. A admissão de um animal de estimação é um atributo chave".

Por outro lado, na Europa como um todo, começa a verificar-se um aumento do interesse em viajar para cidades, "com as grandes cidades a representarem agora mais de um terço de todas as reservas em setembro e outubro". O turismo de cidade tem sido uma das áreas mais penalizadas nomeadamente pela questão do distanciamento social. Contudo, esta indicação do crescimento do interesse por estes destinos pode significar que as chamadas escapadinhas de fim de semana estão a voltar ao radar dos viajantes.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de