Máscaras gratuitas: Cascais universaliza acesso perante obrigatoriedade legal

Cascais passará a distribuir máscaras gratuitamente a toda a população residente.

A Câmara Municipal de Cascais acaba de anunciar a medida de tornar as máscaras gratuitas para toda a população residente. Isso mesmo anunciou Carlos Carreiras, presidente da Câmara, na sequência de um projeto-lei, aprovado esta sexta-feira pela Assembleia da República, que tornou obrigatório o uso de máscara na via pública.

A medida entra em vigor a par com a Lei. "Consideramos que se o Estado obriga, e bem, os cidadãos a utilizar máscara em espaço público para controlar a pandemia, então deve dar todas as condições para que cada um as possa usar com o mínimo de custo possível. Se o Estado Central não tem capacidade de fornecer máscaras, deve o Estado Local fazê-lo", sublinha Carlos Carreiras em comunicado.

O programa "Máscaras Acessíveis", em vigor desde o início da pandemia, abriu um canal direto de abastecimento, a baixo custo, através da rede social de Cascais. Ao abrigo do programa, já foram colocadas 3 milhões de máscaras na comunidade, explica a câmara, o que significou um encaixe de 700 mil euros para o terceiro setor.

Assim que a lei entrar em vigor, a rede de 89 parceiros sociais passará a disponibilizar máscaras gratuitamente aos cidadãos residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, para um limite de 10 máscaras por semana, é ainda indicado.

"Porque as Instituições estão na primeira linha de combate à pandemia social, apelo a todos os cidadãos que tenham possibilidades para que, embora possam aceder gratuitamente a este produto essencial, possam fazer donativos no local onde levantam as máscaras", apela Carlos Carreiras.

Com uma rede de 200 dispensadores espalhados pelo concelho, por razões operacionais a Câmara de Cascais continua a fornecer pacotes de 3 máscaras a 0.50€.

A Câmara de Cascais tem a sua própria fábrica de máscaras, com uma capacidade máxima potencial de 5 milhões de máscaras/mês.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de