Teletrabalho. Como trabalhar a partir de casa com filhos

À medida que escolas fecham e empresas implementam planos de contingência devido à pandemia, as famílias enfrentam o trabalho remoto, filhos incluídos

É um dos maiores desafios desta atualidade de urgência que se vive hoje, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19 que se faz sentir em Portugal e no mundo. Com milhões de famílias a terem de ficar isolados em casa, o ambiente familiar pode ficar pesado entre entreter as crianças, trabalhar e fazer as tarefas típicas do dia a dia.

Tentamos dar alguns conselhos de seguida para que tudo possa correr de forma mais tranquila, mesmo sabendo que não há milagres quando tem de fazer da sua casa escritório, escola e jardim e cada caso é um caso.

Covid-19: Trabalhadores podem optar por teletrabalho sem acordo do empregador

Coronavírus. Quais as garantias para trabalhadores a recibos verdes?

Governo assegura 66% do salário base a pais que fiquem em casa com filhos

Na medida do possível, crie um espaço de trabalho, onde possa se concentrar nas suas tarefas, sem estar muito longe dos seus filhos. Seja um quarto de hóspedes ou um canto da sua sala ou cozinha, escolha um local onde possa minimizar distrações ou interrupções.

Esta situação também traz vantagens para conseguir separar melhor na sua mente o trabalho da vida pessoal, uma das missões mais difíceis nesta nova realidade.

As crianças podem estar assustadas ou confusas com o novo coronavírus. Podem também questionar o porquê das suas escolas estarem fechadas. Diga que todas estas medidas são preventivas e que as autoridades estão a trabalhar para impedir a propagação do vírus e parte do esforço também é da família.

Quando o trabalho está parado e a sua frustração está no auge, faça uma pausa com os seus filhos. Respire um pouco de ar fresco por um minuto. Afaste-se do seu trabalho para aliviar o stress.

Use os momentos de menores distrações e interrupções e faça o possível para realizar o trabalho necessário nessa altura. Quando o dia ficar particularmente difícil, lembre-se de que tudo leva mais tempo como pai.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de