“Ninguém faz ideia do que aconteceu ao voo MH370”

À procura do voo da Malaysian Airlines
À procura do voo da Malaysian Airlines

"Um avião não pode simplesmente desaparecer, como aconteceu com o voo MH370. Não posso sequer imaginar o que as famílias daquelas pessoas estão a sentir."

Mas afinal o que aconteceu ao avião da Malaysian Airlines que desapareceu há quase três meses? “Não faço ideia nenhuma”, admite o diretor geral da IATA, Tony Tyler. “Na verdade, creio que ninguém sabe o que aconteceu e todas as teorias que têm surgido não passam de especulação.”

É por isso que o responsável defende a segurança como uma das maiores prioridades da indústria. “Precisamos de definir uma série de recomendações para evitar que algo como isto volte a acontecer. Um avião não pode simplesmente desaparecer e ninguém fazer ideia do que lhe aconteceu.”

Será o live streaming uma solução? Não para Tyler – ou pelo menos não para já. “Seria impossível recolher dados em direto de 100 mil voos diários. E então como os filtrávamos? Ainda há muitas questões a definir a esse nível, mas este assunto é prioritário, por isso acredito que, para já, temos de focar-nos na possibilidade de apenas localizar os aviões a todo o momento.”

Tyler não afasta a possibilidade de algumas companhias começarem já a desenvolver um sistema de live streaming – que permita ter acesso em direto a imagens dos voos – porém considera prioritário que se estabeleça regulamentação global, que todas as companhias sejam capazes de cumprir.

*Em Doha

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

“Ninguém faz ideia do que aconteceu ao voo MH370”