Tecnologia

Nova tecnologia permite pagamentos ‘contactless’ nos transportes públicos

METRO_01-1068x561-9b39718eea05c4c178b4a6f033fe93665835d0f5

Um estudo desenvolvido pela Visa revela que a complexidade no pagamento é uma das maiores queixas dos utilizadores.

A Visa e a Planeta Informática lançaram uma nova tecnologia que permitirá às operadoras de transportes públicos implementar pagamentos contactless de forma rápida, fácil e a baixo custo.

A tecnologia chama-se Secure Access Module (SAM) e vai permitir aos passageiros o pagamento dos bilhetes com um cartão contactless, telefone ou dispositivos wearable. O Visa SAM tem a capacidade de ser implementado sem as despesas e requisitos técnicos de substituição dose torniquetes atuais ou hardware do terminal.

“Em vez de instalar novos torniquetes ou hardware, os operadores de transporte público podem instalar o Visa SAM, que é baseado em tecnologia EMV® Contactless, diretamente nos sistemas existentes, reduzindo significativamente o custo e o tempo de implementação”, aponta a Visa em comunicado.

A tecnologia promete moldar o futuro do transporte de massa nas grandes cidades do mundo, contribuindo para ajudar os passageiros a poupar tempo, acabando com a necessidade de permanecer em filas para comprar ou carregar títulos de transporte.

“Este é um desenvolvimento transformador para as operadoras de transporte público que desejam melhorar as viagens dos seus clientes e reduzir os seus custos operacionais eliminando a necessidade de bilhetes ou de recarregamento de passes,” explica Nick Mackie, Diretor Global de Mobilidade Urbana da Visa.

Um estudo global promovido pela Visa – “O Futuro do Transporte: Mobilidade na Era da Megacidade” – revela que a complexidade no pagamento é uma das maiores queixas e que se esta ação fosse mais fácil, o uso médio dos transportes públicos aumentaria 27%.

A Visa e a Planeta Informática fizeram uma parceria com a Ingenico Group para implementar, em jeito de lançamento, a nova tecnologia na Metro Rio, no Rio de Janeiro (Brasil), no final de abril.

Só no ano passado, a Visa ajudou a lançar soluções de trânsito contactless em 20 cidades.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Nova tecnologia permite pagamentos ‘contactless’ nos transportes públicos