- Comentar
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta sexta-feira que as novas ligações para transporte de hidrogénio verde acordadas entre Portugal, Espanha e França são elegíveis para financiamento europeu.
Relacionados
Corredor de energia verde será só para hidrogénio e fica operacional em 2030
Novas ligações energéticas permitirão a Portugal produzir e exportar hidrogénio
Ursula von der Leyen saudou o acordo, alcançado em 20 de outubro e confirmado nesta sexta-feira pelos três países num encontro na cidade espanhola de Alicante, no final do qual a presidente da Comissão Europeia disse que a Península Ibérica está a tornar-se numa "grande porta de entrada europeia de energia".
Em 20 de outubro, Portugal, França e Espanha alcançaram um acordo para acelerar as interconexões energéticas entre os três países, um "Corredor de Energia Verde", com uma ligação por mar entre Barcelona e Marselha (BarMar) e outra, terrestre, entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa).
Estas duas ligações internacionais serão para transportar hidrogénio verde, no futuro, sem possibilidade de, no imediato, transportarem também gás, como havia sido inicialmente anunciado, quando o acordo foi alcançado.
O acordo alcançado em 20 de outubro foi confirmado hoje em Alicante num encontro entre os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez, e o Presidente de França, Emmanuel Macron, que contou com a presença de Ursula von der Leyen.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os três governos vão apresentar a candidatura do "Corredor de Energia Verde" a financiamento europeu até 15 de dezembro.