Indústria 4.0

Novas medidas para indústria 4.0 apresentadas em maio

O secretário de Estado da Indústria afirma que os grupos de trabalho para apoiar a transição para a indústria 4.0 vão apresentar medidas em maio.

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, anunciou hoje que os grupos de trabalho criado pelo Governo para apoiar a transição para a indústria 4.0 vão apresentar medidas para as empresas em maio.

O governante, que falava na abertura do Fórum de Sustentabilidade da Navigator Company (ex-Portucel Soporcel) salientou que a indústria 4.0 “é a única” em que Portugal não é prejudicado pela sua posição geográfica, já que assenta na automatização e na tecnologia digital e acrescentou que para haver “mais crescimento é preciso mais investimento”.

Os cinco grupos de trabalho estão direcionados para cinco setores económicos: retalho, turismo, automóvel, moldes e moda.

João Vasconcelos destacou o peso da Navigator Company na economia portuguesa, já que a empresa é a segunda maior exportadora nacional, com clientes em 130 países, representa 1% do Produto Interno Bruto (PIB), dá emprego a mais de duas mil pessoas e produz 5% de toda a energia gerada em Portugal, recorrendo parcialmente a fonte renováveis.

O secretário de Estado observou ainda que a indústria do papel adotou níveis de exigência e sustentabilidade ambiental muito elevados e saudou o investimento da Navigator Company na inovação, dando como exemplo os três milhões de euros anuais direcionados para Instituto de Investigação da Floresta e Papel (RAIZ), em Aveiro.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
Novas medidas para indústria 4.0 apresentadas em maio