Novas notas de 100 e 200 começam a circular em maio

Notas incluem novas medidas de segurança e ainda dimensões diferentes das anteriores.

Primeiro foram as notas de cinco euros, em 2013, seguidas das de 10 em 2014. Um ano depois começaram a circular as novas notas de 20 euros e as de 50. Agora é a vez das maiores. As novas notas de 100 e 200 euros vão entrar em circulação a partir de 28 de maio, avança o El País.

Através de um vídeo, o Banco Central Europeu (BCE) explica as características das notas, destacando as medidas de segurança. A primeira novidade prende-se com aquilo que a entidade chama de "holograma satélite". É uma imagem na parte de cima da faixa prateada que mostra dois símbolo do euros quando de move a nota e que aclara a cor quando exposta à luz.

Tal como as restantes notas, o valor surge numa cor verde esmeralda do lado esquerdo com a diferença de que quando se movem é possível ver pequenos símbolos do euro dentro dos algarismos.

De acordo com aquilo que foi avançado pelo BCE em setembro do ano passado, as novas notas de 100 e 200 terão dimensões diferentes das da primeira série. Ambas terão a mesma altura que as notas de 50 euros e manterão o comprimento.

As notas de 500 euros não estão incluídas nesta nova série, apesar de já terem começado a ser retiradas de circulação no início do ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de