Novo Governo francês terá 17 homens e 17 mulheres

Jean-Marc Ayrault
Jean-Marc Ayrault

O Governo de Jean-Marc Ayrault foi hoje anunciado e já permitiu a François Hollande cumprir uma das promessas eleitorais. Com 17 homens e 17 mulheres, o novo Executivo cumpre a lei da paridade pela primeira vez em França.

A paridade parece ser um tema levado bastante a sério pelo recém-nomeado Governo que até indicou uma ministra dos Direitos das Mulheres, Naja Vallaud-Belkacem, para porta-voz.

Conheça o ministro das Finanças e da Economia

Os 34 governantes irão ver os seus salários reduzidos em 30% face às remunerações praticadas pelo Governo anterior. Esta era outra das promessas feitas por Hollande, que também irá cortar no seu vencimento.

Desde 2005 que a média de idades de um Governo não era tão alta, que está nos 53,8 anos. A mais jovem é Sylvia Pinel, com 34 anos, que tem a pasta do Artesanato, do Comércio e do Turismo. Do outro lado está Laurent Fabius, antigo ministro de Mitterrand, e que, aos 65 anos, será ministro dos Negócios Estrangeiros. Apesar da elevada média de idades, o novo Governo conta com sete membros na casa dos trinta.

Com as eleições legislativas à porta, o chefe do Governo já deixou o aviso: “os ministros que se apresentem às eleições e não conseguirem a eleição não poderão continuar no Governo”, anunciou Jean-Marc Ayrault, citado pelo Le Monde.

A opção já havia sido tomada em 2007 pelo Governo anterior, de Sarkozy, que obrigou Alain Juppé a abandonar a pasta da ecologia e do desenvolvimento sustentável depois da derrota eleitoral.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Novo Governo francês terá 17 homens e 17 mulheres