Desemprego

Número de desempregados voltou a subir em novembro

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Comparando com o mesmo mês do ano passado, o número de inscritos diminuiu, mas registou uma subida face a outubro deste ano.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a subir em novembro. “No final do mês de novembro de 2019, estavam inscritos nos Centros de Emprego 305 961 indivíduos, o que corresponde a uma variação homóloga de -8,6% (-28 936 pessoas) e a uma variação mensal de 2,0% (5 942 pessoas)”, refere a síntese mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

“Todas as regiões apresentaram uma diminuição do desemprego em termos homólogos, sobressaindo os valores da região do Norte e Lisboa que registaram uma diminuição no desemprego de 10,4% e de 10,1%, respetivamente”, indica a síntese informativa.

Comparando com o mês de outubro, “as quedas no desemprego registaram-se no Norte (-1,0%), Centro (-0,6%), Açores (-0,2%) e Alentejo (-0,1%). Verificaram-se o maior aumento no Algarve (+68,7%).”

Mulheres e primeiro emprego
“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2018, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados”, indica a síntese estatística. Entre estes grupos o IEFP destaca “as mulheres, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1º ciclo básico.”

Olhando em pormenor para os dados, foram os desempregados com mais de 25 anos, à procura do primeiro emprego e há um ano ou mais sem trabalho que mais pesaram no decréscimo.

Notícia atualizada às 18h com mais informação

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Coronavírus: EasyJet vai cancelar voos de e para Itália

Número de desempregados voltou a subir em novembro