blogue

O homem por detrás do Corbynomics. Será este o Varoufakis britânico?

Richard Murhpy tem um blog dedicado à crise financeira mundial
Richard Murhpy tem um blog dedicado à crise financeira mundial

Richard Murphy e Yanis Varoufakis têm algo em comum: ambos criaram um blog dedicado à crise financeira mundial e ambos têm uma certa atração pela polémica.

Quando confrontado com as semelhanças entre ele e o ex-primeiro ministro grego das Finanças, Richard Murphy afirma que ninguém sugeriu que ele era o Varoufakis do Reino Unido, mas que já lhe ocorreu esse pensamento, lê-se no NewStatesman.

O accountant de 57 anos teve uma repentina ascensão no início de agosto, após denunciar que o plano económico de Jeremy Corbyn, político britânico do Partido Trabalhista, baseva-se fortemente nas suas publicações. “Se comparar as minhas ideias económicas com as de Jeremy Corbyn irá obter uma grande sobreposição”, diz Murphy.

Richard Murphy e Jeremy Corbyn conheceram-se há cerca de dez anos numa rede de economistas de esquerda, o Left Economics Advisory Panel.

A carreia de Murphy pelas finanças moldou a visão que ele tem do mundo. Passou pela consultora KPMG e aos seus vinte e poucos anos estabeleceu-se por conta própria. Richard Murphy reconhece que a sua vasta experiência no mundo financeiro permitiu-lhe uma visão mais clara sobre as injustiças do sistema fiscal global, que favorece as grandes empresas e os mais ricos.

Após ter vendido a sua empresa em 2000, pensou em seguir a carreira académica focada em novas ideias económicas. Há cerca de um década criou um blog e publicou cerca de 12.000 artigos, a maior parte sobre impostos e política monetária.

Apesar de apenas serem conhecidos e não amigos próximos, Murphy aprova a entrada de Jeremy Corbyn na campanha para a liderança do Partido Trabalhista inglês. Contudo, Murphy não pretende aproximar-se da equipa de Corbyn, mas admite que “quando cria ideias, quer que as pessoas as usem”.

Murphy defende impostos mais altos para os ricos e para asgrandes empresas e um grande combate à evasão fiscal, que segundo ele pode trazer à economia muitos milhares de milhões de libras. O assunto mais falado sobre política monetária é a “people’s quantitative easing”, que Murphy chama de “QE green”.

O QE convencional é a criação de quantidades significativas de dinheiro novo em que um banco central utiliza esse dinheiro criado para comprar títulos do governo e de investidores como bancos e fundos de pensões, aumentando assim a quantidade de dinheiro no sistema financeiro . Política esta que os críticos dizem que os maiores beneficiários no Reino Unido têm sido os bancos e os mais ricos. Na perspetiva de Murphy, o “QE green” usaria esse dinheiro criado para estimular a economia, através da construção de infraestruturas para a sociedade.

Tal como Varoufakis, Richard Murphy é convicto nas suas ideias afirmando que acredita que a sua perspetiva vai ser a próxima grande ferramenta usada por todos os governos do mundo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
O homem por detrás do Corbynomics. Será este o Varoufakis britânico?