Pergunte ao Advogado

O preço das máscaras, gel e álcool, segundo a lei

Fotografia: Valdrin Xhemaj/EPA
Fotografia: Valdrin Xhemaj/EPA

Com a ajuda de quem melhor sabe, o Dinheiro Vivo dá resposta a questões relacionadas com o trabalho e a vida pessoal.

Veja aqui os esclarecimentos de um advogado. Conheça os fundamentos legais para as margens de lucro e saiba onde denunciar.

O preço das máscaras, gel e álcool, segundo a lei

O Decreto-Lei n.º 14-F/2020 de 13 de abril, entre outras disposições, alterou o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, estabelecendo medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19.

Com o desiderato de adequar as medidas entretanto aprovadas pelo Governo para prevenir eficazmente a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19 às necessidades dos cidadãos portugueses, identificou-se a necessidade de prever a possibilidade de aprovação de medidas de contenção e limitação de mercado, como a fixação de preços máximos ou monitorização centralizada de stocks.

Elucidativamente, foi aditado ao elenco do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, o artigo 32.º-B que, sob a epígrafe “Medidas de limitação de mercado”, veio conferir ao “… membro do Governo responsável pela área da economia, conjuntamente com o membro do Governo responsável pela área setorial” o poder de determinar as medidas excecionais à contenção de mercado, incluindo, entre outras, a possibilidade de limitação máxima de margens de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de proteção, bem como do álcool etílico e do gel desinfetante cutâneo de base alcoólica.

Neste tempo de limbos e evoluções, lançando mão desses poderes reforçados, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e a Ministra da Saúde, assinaram um Despacho, no passado dia 18 de abril, que impõe um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização dos referidos produtos.

O Despacho n.º 4699/2020, de 18 de abril, esclarece que esta percentagem é aplicada ao lucro na sua comercialização, por grosso e a retalho.

De assinalar que este limite já entrou em vigor, perdurando enquanto vigorar a declaração de Estado de Emergência.

A ASAE tem fiscalizado o cumprimento da Lei e, no espaço de um mês, recebeu mais de quatro mil denúncias, 75 % das quais sobre a prática de preços especulativos na venda de máscaras, álcool e gel.

Revelando o combate à especulação dos preços, a ASAE disponibilizou um formulário próprio para simplificar a apresentação de denúncias que estejam relacionadas com factos relacionados com a Covid-19, o qual está acessível através do seguinte endereço:

https://www.asae.gov.pt/denuncias-covid-19-.aspx

Miguel Cunha Machado, advogado Departamento de Consumo da Sociedade de Advogados Cerejeira Namora, Marinho Falcão

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho de Finanças Públicas. (João Silva / Global Imagens)

Cenário severo em 2020. Défice nos 9%, dívida em 142%, desemprego nos 13%

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Apoios à TAP formalizados “em breve” depois de consultas com Bruxelas

Foto: Fábio Poço/Global Imagens)

Costa promete linha para converter AL em arrendamento para jovens

O preço das máscaras, gel e álcool, segundo a lei